quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
VOTOS DE FIM DE ANO
Aos queridos amigos e visitantes, aqui vão os meus votos de um Natal muito feliz e que o Ano que se aproxima, traga venturas e realizações, ademais de muita paz e prosperidade.
Este é um momento especial, já que temos um novo presidente e temos o direito de esperar uma gestão de acordo com a potencialidade do nosso país.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
PRIMEIROS MOVIMENTOS
O ministro da Fazenda, no começo desta semana, declarou que no início do próximo governo, haverá um ajuste fiscal, com um corte dos gastos de todos os ministérios, poupando somente alguns projetos prioritários, como o Bolsa Família. Provavelmente o PAC será atingido. Haverá também redução dos repasses de recursos para o BNDES, para que os bancos privados voltem a oferecer crédito. Quase ao mesmo tempo, a presidente Dilma, declarou ao jornal "Washington Post" que discorda da posição tomada pelo atual governo, de abstenção na votação da ONU que questionou o Irã, por violação dos direitos humanos. Afirmou também que é importante para nosso país, uma distensão na relação com os EUA, embora pretenda manter a cooperação Sul-Sul desenvolvida pelo presidente Lula. Essas notícias sacudiram o país, pois revelam enfim, algumas facetas da personalidade da nova governante, que apresentam afinidade com as idéias defendidas pelos políticos de maior influência. Vemos aí, que temos realmente um novo governo.
sábado, 27 de novembro de 2010
GUERRA NO RIO
Há uma semana começou a reação da Polícia aos desmandos dos bandidos encastelados em algumas comunidades e com isso, estamos diante de uma verdadeira guerra urbana. Os nossos traficantes de drogas e de armas, revoltados com o sucesso das UPPs em vários morros, resolveram imitar os mexicanos e começaram a fazer ataques terroristas em vários pontos da cidade. Nos primeiros momentos, houve uma paralisia do Comando da Polícia, que felizmente foi seguido de reação do Governo do Estado, que conseguiu o apoio do Governo Federal e da Marinha. A reação do Comando da Polícia foi acompanhado por toda a Mídia, sobretudo pela TV, fazendo com que toda a população acompanhasse a ação. No momento, a situação está estável, caminhando para o controle total, com a detenção dos principais líderes dos bandidos e com o afastamento dos chefes já presos anteriormente, enviados a penitenciárias afastadas, localizadas no extremo norte do país. Parece que desta vez, o bom senso vai ajudar a Polícia, mantendo os chefes de facções, afastados de seus comandados, o que levará a uma quebra da hierarquia entre os bandidos, com a consequente desorganização dos mais diversos grupos.
sábado, 20 de novembro de 2010
O DIA SEGUINTE
Mal foi concluido o segundo turno das eleições para presidente do país, e a candidata eleita anunciou o exame da possível volta do execrado imposto, chamado de CPMF. É interessante observar, que nos palanques do segundo turno, em nenhum momento se falou de impostos novos ou redivivos. A população reagiu mal, mas a caneta está na mão de D. Dilma e agora é ela quem manda. Outra notícia tão má quanto essa, é a conferência sobre a regulação da Mídia, assunto que a candidata eleita tinha vetado.
Vê-se com clareza que para o PT, o antes e o depois de eleições, são momentos que podem ser inteiramente contrários. Vamos ver que tipo de governo vamos ter, a partir de janeiro próximo, pois a transição não está sendo nada promissora.
Vê-se com clareza que para o PT, o antes e o depois de eleições, são momentos que podem ser inteiramente contrários. Vamos ver que tipo de governo vamos ter, a partir de janeiro próximo, pois a transição não está sendo nada promissora.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
MILAGRE NO CHILE
Um milagre de tecnologia aliado à fé, está trazendo alegria e esperança não só aos chilenos, como a todo o mundo. É confortador ver que os mineiros chilenos, depois de tantos dias de desespero, estão voltando ao convívio de seus familiares. Que sejam bem-vindos e possam retomar suas vidas de maneira plena.
sábado, 9 de outubro de 2010
O IMPOSSÍVEL ACONTECE
Apesar das pesquisas sobre as tendências eleitorais indicarem a vitória do PT no 1º turno, o segundo turno está aí e tudo vai acontecer de novo. Já estamos vendo a Petrobrás antecipar o batismo da plataforma que ainda está no estaleiro para finalização, somente para que o presidente Lula pudesse impressionar o povo e falar de sua candidata. E olhem que esse não é o momento ideal para exaltar a Petrobrás, que acaba de perder 28% de seu valor no Mercado de Capitais. Vamos ver de novo o presidente agindo como cabo eleitoral, criando palanques para exaltar sua candidata
e levá-la à vitória, desta vez. Graças à determinação de Marina, a brilhante líder do PV, temos a chance de fazer nova eleição. Desta vez os candidatos têm que ser mais explícitos sobre o que podem e querem fazer no governo. Vamos torcer para que tudo dê certo.
e levá-la à vitória, desta vez. Graças à determinação de Marina, a brilhante líder do PV, temos a chance de fazer nova eleição. Desta vez os candidatos têm que ser mais explícitos sobre o que podem e querem fazer no governo. Vamos torcer para que tudo dê certo.
sábado, 25 de setembro de 2010
NOVIDADE!!!
Gente! Essa é sensacional! Os indianos acabam de mostrar que estão "mandando bem" na Informática. No dia 23/09, o jornal "Times of India" colocou em sua publicação, um anúncio do novo modelo "Vento", da Volkswagen, com um dispositivo áudio, em que, o anúncio, em vez de lido, passou a ser ouvido, deixando perplexos os leitores desse periódico. Foi uma "sensação". Algumas pessoas se assustaram, ao folhear um jornal que falava. O público não tinha sido avisado de que havia uma novidade incluida nesse número e assim, o espanto foi grande. Imagino que isso vá virar uma febre entre os grandes anunciantes. Nós mal estamos nos acostumando ao livro virtual e já vem o anúncio virtual também, só que este é falado e não, lido.
CHEGOU A HORA...
Chegou a hora da verdade: O STF se reuniu para analisar o impedimento do candidato Roriz, do Distrito Federal, com base na Lei da Ficha Limpa e não resolveu nada. Houve um empate entre os ministros, quanto ao fato da Lei poder ser aplicada ou não, nesta eleição. Ora, esta Lei só aplica o que já consta na Constituição, a necessidade de probidade moral e honestidade para alguém poder se candidatar a qualquer cargo eletivo na esfera pública. Na verdade, a meu ver, não há necessidade de sentença em julgado, basta uma denúncia respaldada por uma investigação policial, para que o candidato não possa ser aceito, enquanto houver dúvidas a respeito. O engraçado é que para ser gari ou um funcionário público concursado, há necessidade de um certificado de "nada consta" atestando que o candidato não tem ficha policial. É verdade que o STF só está analisando a validade da Lei este ano e não o seu alcance, ou seja, estão discutindo filigranas sem maior valor, porém com reflexos sérios sobre as eleições de agora.
VEREADORES DÃO PRESENTE
Os vereadores do Rio, com votação contra de apenas quatro deles, votaram uma redução na cobrança do ISS das companhias de ônibus de tal monta, que se tornou simbólico esse tributo. A diferença vem a ser de R$33 milhôes que as companhias vão economizar, enquanto o município vai ficar com menos dinheiro para a saúde e para a educação. Não dá para entender essa benevolência esdrúxula que se dirige sempre aos capitalistas, esquecendo as obrigações devidas à população, sobretudo à parcela mais carente.
O ENGANADO
Lula acaba de declarar que se enganou, ou melhor, foi enganado, quando colocou Erenice Guerra no Ministério da Casa Civil. É uma pena ver o nosso presidente sendo sempre enganado, através dos seus mandatos, pelos insensatos do "mensalão", pelos "aloprados" do "dossiê" sobre José Serra, pelos "delinquentes" que violaram o sigilo fiscal e o sigilo bancário de pessoas ligadas a José Serra, e muitos outros mais. No momento, é a corrupção e o nepotismo explícito do núcleo do governo, que foi denunciado sem contestação, o que o leva a se declarar enganado pelos auxiliares mais próximos. Sem dúvida, de acordo com o presidente, a culpa é da Imprensa, que abusa do direito de investigar e informar tudo o que descobre, à população.
O PROJETO!
Na semana passada ficamos sabendo finalmente qual é o projeto de governo do PT. Quem o declarou foi alguém qualificado, nada menos que o inefável José Dirceu, que, numa reunião de petroleiros, declarou que com a vitória da Dilma, seu partido se tornaria mais forte, favorecendo a implantação de um governo autoritário, com a hegemonia de um único partido.
Isso significa que uma imitação do chavismo passaria a dominar o país, o que só nos pode assustar, já que vemos a Venezuela, tão rica devido a seus petrodólares, em uma situação digna de pena. Lá não há mais liberdade de expressão, há racionamento de energia elétrica e o abastecimento de víveres é precário. Em dez anos, Chávez levou seu país a um estado de penúria de dar dó. Vamos ter que lutar muito, para impedir que isso aconteça aqui.
Isso significa que uma imitação do chavismo passaria a dominar o país, o que só nos pode assustar, já que vemos a Venezuela, tão rica devido a seus petrodólares, em uma situação digna de pena. Lá não há mais liberdade de expressão, há racionamento de energia elétrica e o abastecimento de víveres é precário. Em dez anos, Chávez levou seu país a um estado de penúria de dar dó. Vamos ter que lutar muito, para impedir que isso aconteça aqui.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
MAIS UMA "BOLSA"?
Impressionada com o aporte de dinheiro à Petrobrás, feito pelo BNDES, andei relendo as notícias de outros grandes empréstimos subsidiados feitos às grandes empresas nacionais. Concordo com Míriam Leitão, que oportunamente nomeou essas manobras de BOLSA DOS MILIONÁRIOS. É fácil verificar a veracidade dos fatos, pois o empréstimo concedido ao frigorífico JBS Friboi para comprar outro frigorífico no exterior e o outro, á Telemar, para comprar a Brasil Telecom, são de conhecimento público. Assim que os jornais chamaram a atenção para esses fatos, doze entidades empresariais se deram ao trabalho de fazer um manifesto em defesa desses empréstimos do BNDES. O presidente fala sempre que nunca antes neste país, houve tanta transferência de dinheiro para os mais pobres, referindo-se às várias bolsas criadas ou ampliadas por seu governo. Só omite essa bolsa para milionários que é concedida às maiores empresas, de maneira aleatória, esquecendo das médias empresas que são as que mais precisam dessa ajuda. Realmente, desse jeito, teremos empresas de grande porte para competir com as americanas, o que parece ser a intenção deste governo. Mas a crise mundial atual está mostrando que essas empresas ficam um tanto dependentes das benesses do governo e não têm toda a resistência que se espera, ao sobrevir uma crise econômica. O verdadeiro papel do BNDES, aliás o motivo por que foi criado, é fazer empréstimos às pequenas e médias empresas, capacitando-as a progredir, tornando o nosso parque industrial e tecnológico cada vez mais forte. O uso político de um banco de fomento, é o pior que pode acontecer a um país que ainda tem seu comércio exterior apoiado nos produtos primários. Vamos ver se isso muda, no próximo governo.
sábado, 4 de setembro de 2010
CONFUSÕES DO PT
Não consigo entender o PT. Um partido que está com a eleição praticamente ganha, não pode se meter em trapalhadas que aliás são de muita gravidade, como é o caso da violação do sigilo dos dados de contribuintes, coletados pela Receita Federal. Embora
haja, no momento, uma tendência da Justiça Federal se curvar à vontade do Executivo, há sempre a possibilidade de um desdobramento do caso atual, com consequencias imprevisíveis. Afinal de contas, violação do sigilo de dados confiados a qualquer autarquia municipal, estadual ou federal, é crime previsto em lei. Nunca, na história do Brasil, como gosta de falar o Presidente, houve uma campanha eleitoral tão eivada de transgressões às leis. O engraçado é que agora, quem apela para o crime, é justamente o partido que está no poder. É verdade que esse mesmo partido já apelou para a compilação de um dossiê contra o adversário, quando era oposição e também na última eleição. Parece que a oposição atual não precisa se mexer, pode deixar que o PT se derruba sozinho.
haja, no momento, uma tendência da Justiça Federal se curvar à vontade do Executivo, há sempre a possibilidade de um desdobramento do caso atual, com consequencias imprevisíveis. Afinal de contas, violação do sigilo de dados confiados a qualquer autarquia municipal, estadual ou federal, é crime previsto em lei. Nunca, na história do Brasil, como gosta de falar o Presidente, houve uma campanha eleitoral tão eivada de transgressões às leis. O engraçado é que agora, quem apela para o crime, é justamente o partido que está no poder. É verdade que esse mesmo partido já apelou para a compilação de um dossiê contra o adversário, quando era oposição e também na última eleição. Parece que a oposição atual não precisa se mexer, pode deixar que o PT se derruba sozinho.
LAPIDAÇÃO
Esse termo singular, lapidação, significa morte por apedrejamento e é usado em alguns países orientais, como o Irã. O noticiário a respeito da sentença de uma mulher iraniana, Sakineh, já está arrefecendo e creio que é agora que devemos cuidar mais, para que essa morte bárbara não aconteça. Mesmo que a sentença mude para enforcamento, que é menos sádico, porém ainda desproporcional ao delito, devemos estar em alerta. O ocidental não compreende o uso de pena capital para o adultério, que nos países árabes tem significado mais abrangente, pois mesmo viúva, solteira ou separada, a mulher que tiver um amante será considerada adúltera. Atualmente, no mundo, existem costumes e leis contrários às leis humanitárias, como lapidação, amputação genital de meninas(na África), amputação das mãos de ladrões(alguns países árabes), a imolação de viúvas de homens ricos(na Índia) por meio do fogo, torturas carcerárias(também no ocidente), o haraquiri(no Japão) e várias outras pouco noticiadas. A civilização caminha a passos muito lentos, quando se trata de costumes eivados de sadismo. Ainda falta muito, para que a Humanidade se torne mais humana.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
PERIGO À VISTA???
A notícia de que o mega-especulador George Soros vendeu todas as ações da Petrobrás, que possuía, é uma advertência muito séria para o governo, sinalizando perda de valor de mercado de uma empresa que vinha crescendo a olhos vistos. Após a ditadura, depois que foi aberto o capital da Petrobrás, esta passou a crescer, aumentando a produção e incrementando a prospecção, até culminar com a descoberta das grandes jazidas do pré-sal. Infelizmente, o viés estatizante do governo atual levou à fundação de nova estatal para gerir em forma de monopólio, as novas jazidas, esquecendo que, devido ao fato de nossa poupança privada ser mínima, dependemos da poupança externa para financiar qualquer indústria de grande porte. Agora mesmo,o governo teve que transigir e adiar a capitalização da Petrobrás, que será o braço operacional da nova empresa. É uma pena, o governo atual preparar uma herança maldita para seus sucessores. É muito fácil desestabilizar uma empresa, difícil é torná-la competitiva e rentável.
domingo, 15 de agosto de 2010
ATIRE A PRIMEIRA PEDRA
Decididamente, o Irã não consegue sair das manchetes mundiais. Agora só se fala da condenação à morte por apedrejamento, de uma mulher iraniana. Ela, apesar de viúva, é acusada de adultério e nesses casos, a pena de morte, de uso secular, é por apedrejamento, que é um meio bárbaro de executar um sentenciado. No caso, é difícil até mesmo verificar os fatos, pois o uso de confissão obtida por meio de tortura, torna todo o processo surreal. O nosso presidente, embora "condoído" com a situação da pobre viúva, está temeroso de insistir junto a seu "amigo", o presidente Ahmadinejad, no sentido de permitir que a ré venha se asilar no Brasil. Realmente o asilo aí não cabe bem, pois o crime não é político. Talvez fosse melhor que sua pena fosse modificada para prisão no seu próprio país. Este caso é sobretudo simbólico,pois galvanizou a opinião pública dos países onde os Direitos Humanos são levados a sério. Há um movimento de organismos internacionais no sentido de influenciar países onde a mulher tem uma situação subalterna ao homem, a rever suas leis, humanizando-as. É extremamente importante evitar que venham a ocorrer outros casos como este.
DIREITOS AUTORAIS
O governo anda costurando uma modificação polêmica da lei de Direitos Autorais. Essa história de o presidente do país poder "conceder licença não voluntária para tradução, reprodução, edição e exposição" em casos específicos, é uma negação da propriedade de um bem, no caso, um direito intelectual. Pergunto: de que vai viver o intelectual que busca sobreviver de seus textos, se qualquer um pode utilizar suas obras, sem o pagamento correspondente? Porque o interesse envolvido nessa disputa, é puramente comercial. Todos querem ler e utilizar textos dos outros, mas sem pagar o que valem. Do jeito que está sendo enfocado o problema, vou reconsiderar o meu desejo
de escrever, porque vou ter que fazer outro trabalho ao mesmo tempo, para poder pagar as minhas contas.
de escrever, porque vou ter que fazer outro trabalho ao mesmo tempo, para poder pagar as minhas contas.
PROBLEMA DOS AEROPORTOS
Não dá para entender a orientação de nosso governo. Nossos aeroportos são geridos pelo governo federal que não quer saber de privatização e estão cada vez mais sucateados, com problemas não só nos setores de embarque e desembarque, como nas pistas de decolagem e aterrissagem. Enquanto isso, vemos uma Cia. como a Azul, que nos EUA se chama Jetblue, participando com um terço da verba que foi aplicada em novo terminal do Aeroporto Internacional JFK, com isso, contribuindo para que a obra ficasse pronta em menos de três anos. Dá um pouco de inveja, ver como os nossos vizinhos do norte, sabem gerir seus aeroportos.
terça-feira, 20 de julho de 2010
ZERO PARA A EDUCAÇÃO
É muito triste o resultado do ENEM de 2009, publicado agora e ele só vem corroborar o que já se sabia pelo IDEB. O Rio de Janeiro está em péssima posição no ranking nacional. O curioso é que o estado do Piauí é considerado atrasado, entretanto o 2º lugar foi obtido por uma escola particular de Teresina, o Instituto Dom Barreto, que foi 1º lugar em 2007 e 9º lugar em 2008. Essa escola não fez nenhuma mágica para obter esses resultados, seu segredo é uma carga horária diária de oito horas, professores pós graduados e o uso de xadrez para exercitar a lógica, aliado ao latim para aprimorar o idioma. Entre as dez melhores escolas do Estado do Rio, só uma estadual e uma federal aparecem, pois as demais são particulares. O governador se justificou, dizendo que nos últimos 30 anos, a educação foi mal dirigida, mas se esqueceu de que a coisa piorou nestes últimos 4 anos de seu governo. Se o empenho para conseguir a Copa para o Rio e as Olimpíadas para o Brasil, tivesse sido usado também para a educação, o resultado teria sido outro.
PT X MP
O PT está doido de raiva e quer investir contra a vice-procuradora Dra. Sandra Cureau, que deu uma entrevista falando que é necessário conter o presidente Lula em sua campanha para eleger a Dilma. Acontece que o presidente não respeita mesmo as leis eleitorais, ele é como os demais brasileiros, que acham que as leis são só para os outros. O MP tomou as dores da Dra. Sandra e a defende com empenho. Vamos ver que bicho vai dar...
CINEMA DA PREFEITURA?
Nosso prefeito é cheio de "idéias geniais". Agora está terminando de construir um cinema no Complexo do Alemão e pretende construir pelo menos mais cinco, em comunidades do Rio. Essa idéia teria sido sensacional há 50 anos, mas agora que toda a classe D tem também TV em casa, não vejo a vantagem para o povo. Parece que há dinheiro sobrando. Só não dá para entender porque esse dinheiro não é usado para recuperar hospitais, ou pelo menos os postos de Saúde que deixaram de funcionar há algum tempo. Além disso, ele quer deixar o carioca maluco, fechando o tráfego na Av. Rio Branco e demolindo a Perimetral. Ele quer imitar Buenos Aires, mas esquece que lá há uma belíssima rede de metrô e um serviço de trens que funciona. Essas idéias têm que ser bem estudadas tecnicamente e discutidas com a sociedade. É preciso ouvir o usuário, para não ser necessário desfazer
tudo, ao final do seu mandato ou no mandato de seu sucessor.
tudo, ao final do seu mandato ou no mandato de seu sucessor.
domingo, 18 de julho de 2010
O PRÉ-SAL CHEGOU!
O presidente Lula festejou o início de operações do novo poço no E. Santo, já na zona do Pré-Sal. Aproveitou para verberar contra a Imprensa, ecologistas e técnicos, que foram contra a decisão do governo de criar uma nova estatal para o Pré-Sal, em tempo récorde, sem maiores estudos e sem boas garantias de segurança das operações. Nosso presidente quer fazer tudo a seu modo e em pouco tempo, para ter mais um palanque para sua candidata nestas eleições. Ora, o terrível desastre ocorrido há pouco, no Golfo do México, deixou todo o país perturbado, pois vamos operar em águas mais profundas ainda.
Vamos torcer para que o processo seja agora mais lento, permitindo um estudo mais abrangente dos métodos e das possibilidades das novas operações.
Vamos torcer para que o processo seja agora mais lento, permitindo um estudo mais abrangente dos métodos e das possibilidades das novas operações.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
IGUALDADE RACIAL
O Senado acabou de aprovar o Estatuto de Igualdade Racial, só falta agora a sanção presidencial. Felizmente foram excluidas as cotas universitárias e alguns benefícios mirabolantes. Os ítens referentes a religião, educação e saúde, são desnecessários, uma vez que toda a população tem os mesmos direitos e não dá para entender um estatuto que reafirme os direitos só dos negros. Outra coisa estranha é a garantia de moradia aos negros que vivem em favela, como se os brancos, índios e amarelos não tivessem o mesmo direito. Este movimento negro está procurando estabelecer privilégios e não garantir direitos, já que só trata da população negra. É absurdo que o Congresso se preocupe somente com uma parte da população. No Brasil, é difícil determinar quem é negro, já que os mulatos claros são aceitos geralmente como brancos. Aqui temos o preconceito de cor e não o conceito de raça, pois um branco que tenha avós negros é considerado branco, o que não acontece em outros países. É preciso tomar cuidado com esses movimentos políticos que possam trazer a separação de grupos dentro da sociedade, pois vemos pela Europa, grupos étnicos em luta, enfraquecendo países que até há pouco eram pacíficos e prósperos.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
FLORESTAS EM PERIGO!
O Dep. Aldo Rebelo (PCdoB-SP) está equivocado ao apresentar um projeto de modificação do Código Florestal, que vai, com certeza, permitir desmatamentos maiores do que os que têm acontecido até agora. E o que é pior, inteiramente legais. Essa idéia de diminuir a proteção aos rios, encolhendo o tamanho das Áreas de Proteção Permanente (APP), é um projeto despropositado. Vem a ser justamente o oposto do que é necessário, como seja: proteger os rios, aumentar o saneamento básico, limpar as correntes de água e sobretudo garantir que a faixa de mata ciliar seja recomposta. O país, ultimamente tem sofrido graves acidentes com as encostas, nas cidades e nas estradas, o que poderá se agravar, se for alterada a lei que protege os topos dos morros e que impede que os terrenos com 45° de inclinação sejam desmatados. Há o preconceito de que o Código atual é muito rigoroso e cerceia a produção agropecuária, o que é contrariado pelo fato de nosso país ser nitidamente uma potência agropecuária, com resultados cada vez mais expressivos, nos últimos anos. Em lugar de modificar o Código, valeria mais a pena obrigar o seu cumprimento, endurecendo suas regras, controles e limites.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
PIB RECORDE
O presidente Lula está comemorando e nós também, por que não? Do primeiro trimestre de 2009 ao primeiro trimestre de 2010, tivemos um aumento do PIB de 11,25%, ou seja, maior do que o crescimento do PIB da China. O que é o PIB? É o conjunto de bens e serviços produzidos pelo país. O único problema é que a comparação é feita entre o crescimento deste ano e o ano passado, quando a economia estava sofrendo os efeitos da recessão internacional. É evidente que o crescimento tem que ser avaliado de maneira mais realista, mas de qualquer maneira, temos um PIB com um bom crescimento e isso é ótimo. Agora só falta o governo controlar melhor seus gastos e investir mais, para que o sucesso seja total. É agora o momento de dinamizar a nossa infra-estrutura, para que o aumento de produção tenha bases reais. Vamos torcer para que nossa economia continue a crescer e que a poupança interna possa alavancar o nosso progresso.
VIVA! VIVA!
É isso aí, companheiros! O TSE determinou que a nova Lei da Ficha Limpa passe a vigorar a partir desta eleição inclusive. Havia muitas dúvidas sobre a votação entre os Ministros do TSE, mas o quorum foi bonito, uma maioria esmagadora aprovou o uso dessa Lei agora. Estamos todos de parabéns! A Lei aprovada, ainda não é a ideal, pois
tem muitas brechas que vão deixar gente não muito ética conseguir registro de candidatura. Mas agora temos uma Lei para regulamentar o nosso processo eleitoral.
Vamos comemorar, colegas eleitores!
tem muitas brechas que vão deixar gente não muito ética conseguir registro de candidatura. Mas agora temos uma Lei para regulamentar o nosso processo eleitoral.
Vamos comemorar, colegas eleitores!
segunda-feira, 24 de maio de 2010
AS FILAS DO SUS
Nada me entristece mais do que ver as reportagens sobre as filas que enfrentam os usuários do SUS. O pior de tudo é quando uma pessoa precisa de uma cirurgia eletiva, ou seja, a que não é de urgência. Se vejo um paciente com traumatismo de coluna esperar três anos para se operar, tenho calafrios. Os fraturados, os que apresentam tumores, os que precisam de correções valvulares ou anatômicas, têm que esperar anos a fio, às vezes sofrendo dores terríveis. Não compreendo como esses pacientes e suas famílias continuam a votar nos governantes que permitem essa calamidade. A justificativa mais comum é que há falta de médicos, por exemplo: sem anestesistas é impossível operar alguém. Também se fala da falta de verbas, mas na verdade, as verbas destinadas à Saúde, que já são insuficientes, não são inteiramente utilizadas. Falta uma conscientização de que além de boas instalações, é necessário ter aparelhagem e um corpo de profissionais da Saúde suficiente para a demanda. Quando digo profissionais da Saúde, estou me referindo a médicos, paramédicos, enfermeiros, técnicos e serventes. Ter bons profissionais só é possível, pagando o que merecem. Isso de construir novos hospitais, é bobagem, vale mais recuperar os já existentes e dotá-los de aparelhagem moderna e de profissionais de Saúde que possam atender a uma determinada quantidade de pacientes. É necessário planejamento, verba compatível e vontade para executar. Saúde é algo tão básico, que não podemos permitir que siga relegada a segundo plano.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
VITÓRIA DE PIRRO?
O presidente Lula fez questão de interferir nos problemas do Oriente Médio e achando que podia realmente influir na questão, foi para o Irã, onde conseguiu um acordo que à primeira vista parecia satisfatório: o Irã transferiu 1200kg de Urãnio enriquecido a 3,5% para a Turquia, onde ficará sob custódia e se comprometeu a seguir a orientação da ONU. Houve grande regozijo na Turquia e no Brasil, mas o Irã, em seguida, declarou que vai continuar a enriquecer Urânio a 20%, sem controle externo.
Acontece que mesmo o Urânio a 3,5% que vai ser custodiado pela Turquia, dizem as más línguas que representa apenas a metade do que já foi produzido pelo Irã. O grande problema desse acordo tão bem patrocinado pelo presidente Lula, é a falta de confiabilidade no Governo do Irã e será uma pena, se dentro dos próximos dias, ficar comprovado que nosso presidente foi usado pelo inefável Ahmadinejad para postergar as sanções previstas para a sua conduta. O presidente Lula, por mais liberal que seja em relação a esses governos de exceção, não é visto por eles como aliado e sim como um "inocente útil". Para o oriental ele será sempre um ocidental com interesses diferentes dessa parte do globo e isso não pode ser revertido com tanta facilidade.
Acontece que mesmo o Urânio a 3,5% que vai ser custodiado pela Turquia, dizem as más línguas que representa apenas a metade do que já foi produzido pelo Irã. O grande problema desse acordo tão bem patrocinado pelo presidente Lula, é a falta de confiabilidade no Governo do Irã e será uma pena, se dentro dos próximos dias, ficar comprovado que nosso presidente foi usado pelo inefável Ahmadinejad para postergar as sanções previstas para a sua conduta. O presidente Lula, por mais liberal que seja em relação a esses governos de exceção, não é visto por eles como aliado e sim como um "inocente útil". Para o oriental ele será sempre um ocidental com interesses diferentes dessa parte do globo e isso não pode ser revertido com tanta facilidade.
domingo, 16 de maio de 2010
FICHA LIMPA (???)
Às vezes penso: ...e se me candidatasse a algum cargo eletivo?... Não seria aceita, pois poderia apresentar uma ficha limpa, ou melhor, um currículo sem manchas e parece que isso seria encarado como uma anomalia. O povo não sabe o que fazer para obrigar os partidos a impedir que os candidatos com processos criminais em tramitação, ou denunciados por malversações, se inscrevam nas eleições que lhes interessam. Acontece uma coisa curiosa, são os próprios beneficiados pela situação de exceção, ou seja, os congressistas, que julgam e votam restrições a seus direitos de candidatura, em eleições subsequentes. Já se vê que é um negócio impossível, pois ninguém quer dar tiro no seu próprio pé. Quanto à dignidade, hombridade, ética e honestidade, creio que são olhadas como vocábulos antigos sem valor algum na vida moderna. O que interessa à sociedade, não tem o menor interesse para o Governo e para o Congresso. É isso aí! Salve a bagunça!
IMITANDO OS GREGOS
O Brasil parece estar seguindo as pegadas da Grécia, fazendo as mesmas bobagens que aquela fez, para chegar à situação atual. O desprezo às leis do mercado, os gastos excessivos com a máquina administrativa e a benevolência desmedida com os programas sociais e sobretudo com o sistema previdenciário, agora obrigam a Grécia a cortes drásticos em sua economia, começando por lesar os direitos dos aposentados que têm 15% de seus proventos cortados. Nosso país continua empurrando com a barriga o problema da Previdência. Eu sou aposentada pelo Estado do Rio de Janeiro e ganho o salário normal, pouco acima do salário mínimo, mas preferiria um aumento de 5% agora, em lugar dos 7.7% que o Congresso quer instituir. Ganhar mais um pouquinho e correr o risco de quebrar a Previdência, não é vantagem nenhuma. O que é imperioso fazer, é não lançarem mão dos fundos da Previdência para fazer demagogia, instituindo pensôes para quem nunca contribuiu. Se se trata de idosos, eles já têm a Pensão dos Idosos, não há motivo para dar pensôes aos músicos e aos jogadores de futebol que estão na penúria, porque foram imprevidentes. O presidente sugeriu pensôes para antigos craques de futebol, muito acima da média dos antigos contribuintes, além de uma espécie de indenização de R$100mil, para começar. Lamento muito, o fato de ter feito medicina e trabalhado 33 anos em Hospital Público, para agora ver que outras categorias têm mais direitos do que eu. Sou favorável aos programas sociais, mas que eles sejam suportados pelo Tesouro e não pela Previdência, pois é mais justo repartir o ônus por todo o povo, do que deixá-lo recair nas costas dos trabalhadores aposentados.
MARCHA À RÉ
O Governo revelou muita coragem ao retirar as propostas mais polêmicas do Programa de Direitos Humanos. Embora esse Programa continue com ítens pouco aceitáveis, as propostas retiradas eram intoleráveis e com isso tornou-se mais fácil "engolir a pílula". Neste caso, felizmente, o Governo se inclinou diante do clamor popular, mas preocupa a todos o fato de quase todo ano ele voltar a apresentar as mesmas idéias.
Vamos ver se daqui pra diante, o Governo evita esse vai-vem de idéias exóticas.
Vamos ver se daqui pra diante, o Governo evita esse vai-vem de idéias exóticas.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
ESCÂNDALO!!!
É escandaloso e vergonhoso, ver-se que um simples funcionário da Justiça, Delegado Tuma Jr. se nega a acatar o pedido do Ministro para que se licencie do cargo e ainda tenha o desplante de avisar que sai agora por motivo de férias, pretendendo voltar descansado e moreninho. Ele afronta o Governo, com a tranquilidade de quem sabe ter "costas largas". Mesmo o presidente Lula, procura botar "panos quentes" no assunto, com medo de provocar a ira do papai do mau elemento, que pode prejudicar, talvez, sua candidata Dilma. Realmente, nunca antes, nesse país, um delegado acusado, com provas, de ligação com a máfia chinesa do contrabando, além de muitas outras graves irregularidades, mostrou tanta força diante de seus acusadores, afrontando o governo, o ministro da Justiça e a opinião pública. O presidente tem razão quando diz que o Brasil mudou, durante seu governo, mas infelizmente para pior, pois agora se rouba descaradamente, sem perigo de sanções ou mesmo advertências.
sábado, 1 de maio de 2010
IDÉIA DE JERICO
O nosso prefeito tem feito algumas coisas boas, mas esta idéia de construir uma nova Câmara de Vereadores na área do Porto, abandonando o belo palácio Pedro Ernesto, é simplesmente absurda. Sabemos que construir dá muito dinheiro, mas há muitas outras coisas para construir ou em que gastar. Creio que ele visitou o porto revitalizado de Buenos Aires, o "Puerto Madero" e ficou encantado, mas não lembra que tudo lá tinha a ver com turismo e investimentos privados. Não é nem mesmo seguro para os vereadores, irem legislar numa área ainda abandonada, fora do centro da cidade. Além do que, dizer que o palácio poderá vir a ser o Museu da Cidade, só pode ser piada, pois os museus que já temos estão quase todos em péssimo estado de conservação e não são frequentados nem por colegiais. Pertenço ao grupo dos que em outros países visita todos os museus possíveis, e que aqui, frequenta o Museu de Belas Artes e o de Arte Moderna, mas sou contra esse novo museu. Se há dinheiro sobrando, que tal empregá-lo na Saúde e na Educação, que são sempre esquecidas pelos nossos governantes?
quarta-feira, 21 de abril de 2010
A NOVELA DE BELO MONTE
Essa nova hidrelétrica que se tornou o "Ai, Jesus" do presidente Lula, parece fadada ao fracasso. O presidente quer garantir o lançamento do empreendimento, para usar como palanque para a sua candidata, pois imagina estar favorecendo o progresso do país. Acontece que uma usina elétrica desse porte precisa da garantia de uma vazão determinada para utilizar todas as suas turbinas. Ora, o Rio Xingu, que será o fornecedor da água necessária, durante seis meses do ano tem sua vazão diminuida a menos de 50% do total. Mesmo com o rio desviado de seu leito, prejudicando a vida de índios e população ribeirinha, com uma só barragem, o resultado será pífio. O projeto vem sendo alvo de protestos de técnicos, ecologistas e do povo em geral. O governo teve que entrar como sócio majoritário para conseguir candidatos para o leilão de construção da bendita usina. Vê-se que o presidente Lula não aceita contestações, já que o nosso "Napoleão Bonaparte" acha que sua vontade deve estar acima de tudo, até mesmo da lei. É uma pena, pois dentro de cinco anos vamos ter nas mãos um "elefante branco", caríssimo e sem grande serventia.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO
E o Juiz Baltazar Garzón, hein, gente? Enquanto se ocupou de crimes contra a humanidade em outros países, era aplaudido na Espanha, na Europa e nos outros países em geral. Quando enquadrou o ex-ditador Pinochet, do Chile, foi uma apoteose, todos lhe renderam louvores. Mas eis que êle resolveu olhar para sua própria terra e começou a cutucar antigas feridas. O franquismo, esse regime fascista, mais que tudo um arremedo do nazismo, teria que ser colocado entre os outros conhecidos crimes contra a humanidade. Nesse momento, seu país se voltou contra Garzón e já o ameaça de destituição do cargo de Juiz e até de prisão. Isso mais parece uma pantomima do que um assunto da maior seriedade. Temos que torcer pelo Juiz, porém sabemos que a Razão poucas vezes se encontra entre os poderosos.
E AS ÁGUAS CHEGARAM...
Depois de assolar o Sul do país, enlouquecendo os paulistas, as chuvas de outono chegaram ao Rio de Janeiro. A cidade do Rio até agora só teve 36 horas de chuva forte, mas mesmo assim sofreu enchentes em vários locais, transtornando a vida dos cidadãos, além de deslizamentos de encostas com o soterramento de casas e ruas. Foi uma tragédia, que por sinal já era prevista, visto que se repete pelo menos de dois em dois anos. O Serviço Meteorológico avisou alguns dias antes que se aproximava uma frente fria que deveria provocar fortes chuvas. Como não só o povo, como as autoridades são cariocas, não foi tomada nenhuma providência, nem mesmo de avisar o célebre Cacique Cobra Coral. Sabemos que a topografia do Rio, com a cidade espremida entre o mar e a montanha, além de bela é perigosa. Nossas encostas são muito íngremes, facilitando a erosão do solo, o que conjugado à ausência de um plano de urbanização que leve em consideração o escoamento das águas e melhor fixação do solo por meio de vegetação natural ou por replantio, só pode contribuir ainda mais para esses desastres naturais. Outro grande problema é o fato de, embora proibido, não ser contida a construção de casas em áreas de risco. É claro que para os políticos, é melhor favorecer algumas centenas de invasores de encostas, que podem lhes dar seus votos, do que apoiar as medidas saneadoras da Prefeitura. É uma pena ver a tragédia se abatendo sobre famílias que pensavam ter encontrado seu refúgio. É preciso fazer o que é necessário, diminuindo os impactos do clima, já que não é possível alterar o perfil geológico da cidade.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
VERDADE OU MENTIRA?
Tudo leva a crer que o Presidente Lula acredita piamente no velho dito de que uma mentira repetida inúmeras vezes, terminará sendo aceita como verdade. A última do momento, claro que dita por ele próprio, é que ele fez uma "pequena revolução" na Educação. Deve ter sido muito pequena, já que ninguém a percebeu. Este ano mesmo, depois de todas as trapalhadas do MEC, culminando com o fracasso do ENEM, não se pode dizer que o ingresso para as universidades ficou mais fácil. Quanto ao ensino básico, continua a evasão e baixa qualidade do ensino por todo o país. Até mesmo a alfabetização de adultos, que pode ser conseguida em oito anos, ou menos, ficou para o próximo governante. Sem dúvida, é imperioso pagar bem aos professores, como diz o presidente, ainda que o diga em final de segundo mandato, mas isso só não basta. Além de construir escolas, é preciso levar a sério a questão da merenda, que é não só um atrativo para o aluno pobre, mas sobretudo uma necessidade. Antes de comprar computadores a granel, é preciso fazer cursos de informática para os mestres, pois são eles que vão utilizar essa nova ferramenta para ensinar aos alunos. É pena! Mas não podemos dizer que houve substancial melhora na Educação.
NOVO "DIA DO FICO"
Enfim o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, bateu o martelo e disse que vai continuar à frente do Banco. Com isso, acalmaram-se os mercados, que não tinham a menor idéia de quem poderia sucedê-lo. Foi a melhor notícia dos últimos dias, já que a linha adotada por Meirelles, de controle férreo da inflação, é no momento o que país mais precisa.
segunda-feira, 22 de março de 2010
A PARTILHA DO TESOURO
A Federação de Estados do Brasil está em pé de guerra. Tudo por causa da partilha dos "tesouros" que o petróleo provê. Aí há uma grande confusão, pois os "royalties" pagos aos estados produtores são somente uma indenização pelos custos e danos sofridos pelos municípios e estados, devido à produção do petróleo. O petróleo é retirado do mar, mas ele precisa ser levado para terra, por meio de oleodutos ou barcos especiais e é evidente que será melhor levá-lo para o local mais próximo, para abater os custos. A região onde isso acontece tem que se preparar para alojar técnicos e operários em geral e com isso esses municípios dobram ou triplicam seu número de habitantes, o que requer grandes gastos na infraestrutura de cada cidade,
como instalações hospitalares modernas, transporte fácil, boa rede telefônica e muito mais. A emenda do Dep. Ibsen Pinheiro determina que depois de retirada a porcentagem devida à União, seja repartido entre todos os estados da federação, produtores e não produtores, em quotas iguais ou proporcionais, todo o montante obtido com a comercialização do petróleo extraído do mar, seja do pré-sal ou do pós-sal, que é o que tem existência real agora. O "imbroglio" é maior ainda, quando se vê que o pós-sal já está quase todo licitado e em fase de produção há quase dez anos. Os contratos do pós-sal não deveriam constar da partilha, pois se trata de contratos firmados há tempos e em execução. Aqui no Brasil há o costume de primeiro se fazer grande propaganda de achados minerais e só depois analisar a viabilidade de produção e comercialização. Vamos ver se pelo menos a Justiça, em último caso, resolve essa pendência.
como instalações hospitalares modernas, transporte fácil, boa rede telefônica e muito mais. A emenda do Dep. Ibsen Pinheiro determina que depois de retirada a porcentagem devida à União, seja repartido entre todos os estados da federação, produtores e não produtores, em quotas iguais ou proporcionais, todo o montante obtido com a comercialização do petróleo extraído do mar, seja do pré-sal ou do pós-sal, que é o que tem existência real agora. O "imbroglio" é maior ainda, quando se vê que o pós-sal já está quase todo licitado e em fase de produção há quase dez anos. Os contratos do pós-sal não deveriam constar da partilha, pois se trata de contratos firmados há tempos e em execução. Aqui no Brasil há o costume de primeiro se fazer grande propaganda de achados minerais e só depois analisar a viabilidade de produção e comercialização. Vamos ver se pelo menos a Justiça, em último caso, resolve essa pendência.
quarta-feira, 10 de março de 2010
SACO DE GATOS
Essa história de Eletrobrás, Eletropar e Eletronet é típica das empresas públicas. Elas dividem suas atribuições entre si, formando um verdadeiro cipoal de serviços. A Eletrobrás surgiu com o fim da Light e o seu braço de participações, a Lightpar, tornou-se Eletropar. A Eletropar tem 49% das ações da Eletronet, que vendeu 51% à AES, que nada fez e terminou vendendo sua parte à Contem-Canadá que por sua vez vendeu metade do que tinha à Star Overseas do empresário Nelson dos Santos. Foi este que pagou ao ex-ministro José Dirceu para fazer lobby a favor da Eletronet no Plano Nacional da Banda Larga(PNBL). Dizem as más línguas que a Eletropar é só "uma máquina de pagar salários e honorários". Seu custo anual está em torno de R$3,4 milhões a R$3,7 milhões. Apesar de falida, a Eletronet tem sete conselheiros, entre eles um dentista, que é claro, tem um belo QI. Fala-se muito na "massa falida" da Eletronet e de seus sócios, a Contem-Canadá e a Star Overseas, mas a verdade é que a Eletronet foi criada só para fiscalizar e administrar as fibras ópticas das subsidiárias da Eletrobrás e portanto não há nada palpável além de montes de papel. É tão complicado o negócio que fica difícil entender o espírito da questão.
TROCAR SEIS POR MEIA-DÚZIA
Desde o começo de fevereiro, está tramitando na Alerj uma emenda constitucional que cria o Tribunal Estadual de Contas dos Municípios, para esvaziar o Tribunal de Contas do Estado(TCE). A proposta foi feita pela CPI que investiga denúncias de corrupção no TCE. Ora, seria mais prático e mais barato, modificar a organização do Tribunal, tornando-o mais transparente. Dois tribunais ao mesmo tempo podem causar conflitos e aumento de gastos. Há uma alternativa mais sensata, protocolada pelo Dep.
Alessandro Molon(PT), que prevê mudanças na estrutura do tribunal atual, como por ex. a criação de mandatos de quatro anos em lugar de vitalícios, como são até agora. Também prevê a escolha dos sete conselheiros no corpo técnico do próprio TCE, em lugar de mera escolha política. Também da maior importância, seria criada a Auditoria de Controle Externo, que tem feito muita falta. Vamos ver se o bom senso volta a imperar na Alerj
Alessandro Molon(PT), que prevê mudanças na estrutura do tribunal atual, como por ex. a criação de mandatos de quatro anos em lugar de vitalícios, como são até agora. Também prevê a escolha dos sete conselheiros no corpo técnico do próprio TCE, em lugar de mera escolha política. Também da maior importância, seria criada a Auditoria de Controle Externo, que tem feito muita falta. Vamos ver se o bom senso volta a imperar na Alerj
domingo, 28 de fevereiro de 2010
A TERRA VOLTA A TREMER
Novo terremoto de grande magnitude, desta vez no Chile, bem perto de nós. O tremor de 8,8 graus na escala Richter, aconteceu ontem de madrugada, junto à cidade de Concepción e a uns 300km de Santiago. Até agora, contam 214 mortos, prédios e estradas destruidos e focos de incêndio em várias cidades, O aeroporto internacional permanece fechado. A energia liberada por esse terremoto foi cem vezes maior do que o do Haiti e cinquenta réplicas se sucederam. O tremor também foi sentido no Brasil, sobretudo em São Paulo, porém de pequena monta. Vamos orar para que o nosso planeta se acalme e não haja mais tremores.
BOAS NOVAS PARA OS MÉDICOS
O Conselho Federal de Medicina (CFM)em conjunto com AMB e FENAM, e com o apoio de todas as regionais do Conselho de Medicina, está quase conseguindo efetivar os três principais objetivos da classe. Em primeiro lugar, estamos de parabéns com a aprovação do projeto de lei do Ato Médico na Câmara de Deputados em outubro de 2009 e com sua ida para o Senado, onde poderá ser votado no mês de abril. Foi uma luta de sete anos, no Congresso Nacional. Essa lei é muito importante porque estabelece que o diagnóstico, o prognóstico, e a terapêutica são da competência exclusiva do médico. Em segundo lugar, foi conseguido o apoio dos deputados Ronaldo Caiado(DEM-GO)
e Eleuses Paiva(DEM-SP), que apresentaram proposta de emenda à Constituição para organizar a carreira de médico do Estado. Os salários dos médicos poderão ser equiparados aos subsídios de juizes e promotores, com cargos efetivos e o ingresso mediante concurso público. Em terceiro lugar, o apoio ao PL 3734/08 do deputado Ribamar Alves(PSB-MA) que visa alterar a Lei 3999 de 15/12/61, modificando o salário-mínimo dos médicos e cirurgiões-dentistas. Além desses projetos, há mais sete que envolvem gestão, cursos médicos, etc. Vê-se que nosso Conselho e entidades afins, estão trabalhando a todo vapor.
e Eleuses Paiva(DEM-SP), que apresentaram proposta de emenda à Constituição para organizar a carreira de médico do Estado. Os salários dos médicos poderão ser equiparados aos subsídios de juizes e promotores, com cargos efetivos e o ingresso mediante concurso público. Em terceiro lugar, o apoio ao PL 3734/08 do deputado Ribamar Alves(PSB-MA) que visa alterar a Lei 3999 de 15/12/61, modificando o salário-mínimo dos médicos e cirurgiões-dentistas. Além desses projetos, há mais sete que envolvem gestão, cursos médicos, etc. Vê-se que nosso Conselho e entidades afins, estão trabalhando a todo vapor.
NEGÓCIOS DE OCASIÃO
Agora é a última moda, comprar por preços simbólicos ou "a perder de vista", empresas públicas em estado pré-falimentar, ou seja, que estejam em maus-lençóis.
É verdade que isso só é rentável se você tiver QI, ou melhor, fôr amigo ou conhecido de uma autoridade com influência no negócio. Estamos vendo o caso da Eletronet, que era dividida em duas partes, 49% Lightpar e 51% AES. A AES não investiu o que devia e a Lightpar requereu sua falência em 2003. A AES decidiu sair da Cia. em 2004 e vendeu sua parte da "massa falida" à Contem Canadá, provavelmente por um precinho de ocasião. Em 2006, esta última, vendeu 25% de sua participação à Star Overseas, uma Cia. offshore, sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, conhecido paraíso fiscal. O dono desta Cia., Nelson dos Santos, pagou R$1,00 à Contem Canadá, o que torna o negócio surreal. Em março de 2007, o Sr. Nelson contratou o Sr. José Dirceu como "consultor" por R$620.000,00. Dá para notar que o Sr. Nelson está muito confiante em vir a ganhar um bom dinheiro com essa participação na Eletronet (de 100 a 200 milhões). O mais engraçado é que a Eletronet foi criada em 1999, para administrar a rede de fibras ópticas das subsidiárias da Eletrobrás, de modo que a "massa falida" dela é só papel.
É verdade que isso só é rentável se você tiver QI, ou melhor, fôr amigo ou conhecido de uma autoridade com influência no negócio. Estamos vendo o caso da Eletronet, que era dividida em duas partes, 49% Lightpar e 51% AES. A AES não investiu o que devia e a Lightpar requereu sua falência em 2003. A AES decidiu sair da Cia. em 2004 e vendeu sua parte da "massa falida" à Contem Canadá, provavelmente por um precinho de ocasião. Em 2006, esta última, vendeu 25% de sua participação à Star Overseas, uma Cia. offshore, sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, conhecido paraíso fiscal. O dono desta Cia., Nelson dos Santos, pagou R$1,00 à Contem Canadá, o que torna o negócio surreal. Em março de 2007, o Sr. Nelson contratou o Sr. José Dirceu como "consultor" por R$620.000,00. Dá para notar que o Sr. Nelson está muito confiante em vir a ganhar um bom dinheiro com essa participação na Eletronet (de 100 a 200 milhões). O mais engraçado é que a Eletronet foi criada em 1999, para administrar a rede de fibras ópticas das subsidiárias da Eletrobrás, de modo que a "massa falida" dela é só papel.
A VOLTA DO QUE NÃO FOI
É isso aí, gente. O inefável José Dirceu, ex-ministro chefe da Casa Civil, voltou às manchetes. Pensavam que êle tinha deixado o governo, mas pelas notícias de agora, vê-se que êle só tinha desaparecido do noticiário. Ao voltar aclamado na Convenção do PT
já mostrou a sua fôrça. Com êle, surgem os rumores de negócios exóticos e pagamentos de "consultorias". Décadas atrás, existia o Tráfico de Influência, que passou a ser chamado de Lobby. Agora, o mesmo serviço é chamado de "consultoria" e o "consultor" melhor pago no momento é justamente o José Dirceu. O interessante é que as coisas são às claras, pois o pagamento de R$620.000,00 não é sequer contestado. Este é, sem dúvida, um novo Brasil.
já mostrou a sua fôrça. Com êle, surgem os rumores de negócios exóticos e pagamentos de "consultorias". Décadas atrás, existia o Tráfico de Influência, que passou a ser chamado de Lobby. Agora, o mesmo serviço é chamado de "consultoria" e o "consultor" melhor pago no momento é justamente o José Dirceu. O interessante é que as coisas são às claras, pois o pagamento de R$620.000,00 não é sequer contestado. Este é, sem dúvida, um novo Brasil.
domingo, 14 de fevereiro de 2010
PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA
Êste ano, o Brasil se prepara para colher a segunda maior safra de grãos de sua história, 143 milhões de toneladas. Entretanto o ministro da Agricultura, R. Stephanes está preocupado com o escoamento da produção, em direção aos mercados, interno e externo. Como as regiões produtoras estão distantes dos principais portos, o quadro é sombrio, já que as providências necessárias estão ainda por fazer. A ferrovia Norte-Sul precisa de bom acesso aos entrepostos de embarque e desembarque. A pavimentação da rodovia Cuiabá-Santarém ainda é projeto, assim como as hidrovias tão necessárias. Os portos também precisam ser reaparelhados. Como se vê, embora tenhamos uma bela produção de grãos, teremos dificuldade para exportá-los. E estas commodities são mercadorias que representam 50% das exportações brasileiras. Armazenamento e transporte são os dois pilares que sustentam esse negócio. Vamos ver se o próximo presidente vai dar a esse problema a atenção que merece.
JOGOS DE INVERNO
Desde o dia 12 deste mês, começaram os Jogos de Inverno na Vila Olímpica de Vancouver, no Canadá. Os 16 dias de competição deverão deixar um legado para beneficiar a comunidade, por pelo menos 60 anos. Vancouver é a primeira cidade-sede a criar uma organização sem fins lucrativos, especialmente para desenvolver centros esportivos, culturais e sociais. Essa Vila Olímpica teve o objetivo de criar uma comunidade habitacional para 3000 pessoas, com lojas, serviços e parques, no lugar de uma zona industrial abandonada. O comitê Olímpico de Vancouver se preparou bem, para receber 2500 atletas de 80 países. Espero que a nossa delegação procure aprender com os canadenses e volte motivada.
TURBULÊNCIAS
Na primeira semana de fevereiro, os mercados oscilaram muito, derrubando as bolsas no mundo. Aquele céu de brigadeiro de estabilidade econômica global, que permitiu a decolagem do Brasil rumo a uma melhor posição no ranking mundial, já era. Em 2008, o estouro da bolha imobiliária americana, sacudiu violentamente os mercados mundiais, obrigando todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento, a rever suas políticas fiscais. Durante o ano de 2009, houve uma corrida geral para socorrer os bancos, reduzir impostos e aumentar os gastos, com o objetivo de evitar a recessão.
Mas alguns países, como Grécia, Portugal e Espanha, que já tinham suas economias comprometidas, estão agora com grande déficit fiscal. Os mercados, com essa nova crise, estão muito nervosos e as bolsas refletem isso. O problema da Grécia é o mais sério, porque como membro da UE, não pode imprimir moeda, nem mexer na taxa básica de juros. O Brasil também está com um déficit fiscal, que precisa ser controlado, diminuindo-se os gastos da máquina governamental. Nessas horas de perigo de recessão global à vista, os investidores ficam nervosos e supercautelosos. O Brasil não está em perigo imediato, mas não convém baixar a guarda.
Mas alguns países, como Grécia, Portugal e Espanha, que já tinham suas economias comprometidas, estão agora com grande déficit fiscal. Os mercados, com essa nova crise, estão muito nervosos e as bolsas refletem isso. O problema da Grécia é o mais sério, porque como membro da UE, não pode imprimir moeda, nem mexer na taxa básica de juros. O Brasil também está com um déficit fiscal, que precisa ser controlado, diminuindo-se os gastos da máquina governamental. Nessas horas de perigo de recessão global à vista, os investidores ficam nervosos e supercautelosos. O Brasil não está em perigo imediato, mas não convém baixar a guarda.
sábado, 13 de fevereiro de 2010
SURPRESA!!!
Setenta e cinco dias após a explosão do "Mensalão do Dem", enfim o indigitado chefe do grupo, o governador de Brasília, Dr. José Roberto Arruda foi recolhido à prisão. Já quase ninguém tinha esperança de que alguma punição fosse aplicada a um suspeito tão rodeado de provas, como esse. Demorou, mas o castigo chegou e isso porque ele exorbitou e nos últimos dias tentou subornar um adversário e foi denunciado. Para o seu lugar foi o vice-governador Paulo Otávio, que também tem ficha não muito limpa e já está ameaçado com a abertura de quatro CPIs. É preciso ter esperança, pois parece que a Justiça começa a despertar de seu sono esplêndido.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
REINCIDÊNCIA
Não é possível! O governador Cabral teima em persistir no erro. Primeiro ele convidou o ex-premier britânico, Tony Blair, para ser consultor da Organização das Olimpíadas no Rio. Ora, Londres vai sediar as Olimpíadas em 2012, de modo que não se sabe se vai ser um sucesso, ou não. Além do mais, Blair está desprestigiado e esquecido em toda a Europa. Não contente com a primeira bola fora, foi visitar a Espanha e ao conhecer o prefeito de Barcelona de 1992, Pasqual Maragall, convidou-o para ser consultor nosso para 2016. Realmente, o Sr. Maragall fez uma bela transformação em Barcelona, que funcionou não só nas Olimpíadas, como permanece até hoje. É pena que o Sr. Maragall tenha anunciado em 2007, que sofre do mal de Alzheimer.
UMA BOA IDÉIA
Parece incrível, mas o presidente Lula teve uma idéia genial. Ele pediu ao deputado Armando Monteiro, presidente do CNI, que orientasse o Senai a construir um centro de qualificação profissional em Porto Príncipe, capital do Haiti. Isto é que é ajuda de verdade, pois o Haiti já tinha perdido seus melhores profissionais que fugiram dos governos autoritários e agora, com o terremoto, perdeu, não só trabalhadores capacitados, como as próprias escolas e os poucos empreendimentos em atividade.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
O GOVERNADOR E O "MAGO"
No dia 30 passado, o governador Cabral anunciou ter contratado o ex-premier britânico Tony Blair, como consultor da organização das Olimpíadas no Rio. No dia 31, sabedor do fato, "o mago" Paulo Coelho "trepou nas tamancas" e começou uma tremenda campanha contra, por meio do Twitter. Realmente é estranho esse contrato, já que Tony Blair ainda não tem nenhum sucesso como organizador de um evento desses, pois a Olimpíada de 2012 em Londres, está aos cuidados do prefeito local e ainda é só um projeto. Mas o escritor vai além e acusa o ex-premier de ser um verdadeiro criminoso de guerra, no mínimo um irresponsável que declarou uma guerra ilegal. Também o acusa de ter nas mãos o sangue do brasileiro Jean Charles, morto por engano por agentes anti-terroristas. Paulo Coelho se considera responsável pelos Jogos Olímpicos do Rio, porque emprestou sua imagem e prestígio no exterior, durante a campanha da Rio
2016. Vamos acompanhar a briga e ver como é que fica. Estou torcendo pelo "mago".
2016. Vamos acompanhar a briga e ver como é que fica. Estou torcendo pelo "mago".
domingo, 31 de janeiro de 2010
"GUERRA" NO MUNDO VIRTUAL
Veio o e-book Kindle há 3 meses e abafou. Surge agora o iPad da Apple com o fim de tomar conta do pedaço. Realmente, o iPad oferece bem mais, a começar por cor e video. Também todos os aplicativos do iPhone funcionam nele, além do iWork, que é similar ao Office da Microsoft. O mais interessante é que já vem conectado a uma loja de livros eletrônicos, a iBooks Store, além de permitir que os textos de jornais sejam pagos às respectivas editoras. Isso pode ser a salvação de grupos jornalísticos que já estão sofrendo com a preferência dos leitores pelo meio virtual. Claro que logo apontaram um defeito, não há câmera neste tablet, o que faz falta, já que pode ser usado como um notebook. Mas a Apple vai corrigir a falha até meados do ano. Ele vem em três tamanhos, conforme o tamanho da tela, tem WiFi e Bluetooth, também pode ser com 3G. As vendas devem começar em abril e o preço deverá ser o dobro do Kindle, mas a Apple acredita no sucesso de seu e-book.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
COMANDO QUE VALE BILHÕES
Apesar de já existir a ANAPAR, foi criada agora a PREVIC com a mesma finalidade de controlar os Fundos de Pensão, ou melhor, tomar conta dos R$462 bilhões que eles representam. O comando dessa Superintendência vai ser dividido entre o PT e o PMDB.
É claro que o novo órgão terá uma Diretoria, 90 funcionários comissionados e 240 funcionários concursados, além de procuradoria, corregedoria, ouvidoria e câmaras de mediação e arbitragem. Os fundos de pensão administram economias de quase sete milhões de trabalhadores ativos e inativos e seus investimentos são de longo prazo, requerendo gestão prudente e transparente. A função da nova agência é sobretudo de fiscalizar esses investimentos. A PREVIC terá autonomia e orçamento próprio, mas contará com recursos do governo Federal para manter a folha de funcionários, embora a maior parte da verba venha de uma tarifa a ser paga pelos Fundos de Pensão. As explicações do governo são plausíveis, mas todos nós temos medo ao ver tanto dinheiro controlado por dois partidos que têm se destacado pelos malfeitos.
É claro que o novo órgão terá uma Diretoria, 90 funcionários comissionados e 240 funcionários concursados, além de procuradoria, corregedoria, ouvidoria e câmaras de mediação e arbitragem. Os fundos de pensão administram economias de quase sete milhões de trabalhadores ativos e inativos e seus investimentos são de longo prazo, requerendo gestão prudente e transparente. A função da nova agência é sobretudo de fiscalizar esses investimentos. A PREVIC terá autonomia e orçamento próprio, mas contará com recursos do governo Federal para manter a folha de funcionários, embora a maior parte da verba venha de uma tarifa a ser paga pelos Fundos de Pensão. As explicações do governo são plausíveis, mas todos nós temos medo ao ver tanto dinheiro controlado por dois partidos que têm se destacado pelos malfeitos.
ENERGIA ATÔMICA, DE VOLTA.
Depois de 1986, quando houve o acidente de Chernobyl, na Ucrânia (da antiga União Soviética), o mundo ficou assustado e a construção de novas usinas atômicas foi paralisada. Agora, devido à preocupação com o aquecimento global, vê-se uma euforia mundial em torno dessa energia não poluente, com a construção de 53 novas centrais e mais 135 planejadas, nos mais diferentes países. Embora o domínio da tecnologia do beneficiamento do urânio para fins pacíficos possa ser revertido facilmente para finalidades bélicas, há um consenso em torno da necessidade dessa fonte de energia limpa. O problema maior é quanto ao destino dos rejeitos radiativos, cuja radiação se mantém elevada por milhares de anos. Mesmo sem resolver este último problema, o mundo se prepara para a utilização cada vez maior, da energia nuclear.
E A ÉTICA, ONDE FICA?
A OAB quer saber que história é essa de o Metrô ser defendido por um escritório (Coelho, Ancelmo & Dourados, Advogados), do qual faz parte a primeira dama do Estado, Dra. Adriana Ancelmo Cabral. Os especialistas consideram questionável o contrato do Metrô com esse escritório, do ponto de vista ético, uma vez que vai contra as regras da impessoalidade e moralidade. Em vista da celeuma em torno do assunto, vai ser tentada a abertura de uma CPI para apurar a denúncia. Vamos ver se desta vez a Ética vence.
TEM GENTE QUE TRABALHA...
É estimulante ver a luta de R. Stephanes, o ministro da Agricultura, pelas obras dos portos de Santarém(PA), Vila do Conde(PA) e Itaqui(MA), com o objetivo de garantir a saída da produção agrícola do Centro-Oeste. Isso pode reduzir em 30% o custo da tonelada exportada. Também luta pela conclusão da estrada BR 163, que tem o problema de cortar área de interesse ecológico. Vamos cruzar os dedos com força, para que o ministro consiga incluir essas obras no PAC-2.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
BYE BYE, ZELAYA!
Até que enfim! Zelaya finalmente deixou de morar na Embaixada Brasileira em Honduras, onde ficou por quatro longos meses. Hoje foi empossado o novo presidente Porfírio Lobo que assinou um decreto anistiando todos os envolvidos no golpe, entre eles o ex-presidente. Acompanhado por Lobo e pelo presidente da República Dominicana, deixou a Embaixada com a esposa e a filha com o objetivo de viajar para a Rep. Dominicana, onde deverá permanecer algum tempo. Esse resultado deu a vitória ao grupo de Micheletti, mas o que realmente importa é que o país está calmo e pronto para lutar por seu progresso.
domingo, 24 de janeiro de 2010
COMO COMPRAR AVIÕES
O presidente Lula resolveu comprar 36 caças de combate, a pedido da FAB. A França soube disso e ofereceu seus caças Rafale por US$10 bilhões. Sem pensar, ou mesmo, sem fazer um estudo a respeito, Lula resolveu comprá-los, exigindo apenas transferência de tecnologia. A Suécia e os EUA resolveram entrar no negócio e ofereceram seus aviões por preços menores. A FAB, por sua vez, resolveu estudar as 3 propostas e optou pelos caças suecos, oferecidos por US$5 bilhões. Mesmo assim, Lula e o ministro da Defesa, Jobim, insistiram na compra dos Rafale, justificando ser uma decisão política(???). Enquanto isso, os jornais descobriram que a Índia, pelo mesmo preço está comprando 126 caças Rafale e a Arábia Saudita, 60 caças por US$11 bilhões. A Índia está dando uma aula sobre negócios internacionais: ela iniciou a concorrência em 2007, em 2008 começou a estudar as propostas de 6 companhias, francesa, russa, 2 americanas, uma sueca e a de um consórcio europeu. A licitação dos indianos é feita em duas partes, técnica e comercial. Começaram este ano a fazer testes rigorosos com os seis jatos e só vão resolver a compra em 2011. Além da transferência total de tecnologia, a Índia tem ainda outras exigências, além de um preço aceitável. Isso é que negócio bem feito.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
DESORDEM
O preço do etanol variando sob os mais diversos pretextos, impede que o seu uso venha a ser majoritário. Com as chuvas retardando a colheita da cana e o açúcar alcançando preços mais altos na exportação, a oferta de etanol cai e seu preço sobe.
Isso acontece porque não há um sistema de estoques de combustíveis. Já existe até uma lei e um decreto de 1991 a respeito disso, mas sem aplicação devido ao pouco interesse do governo. Com a alta atual do etanol, o governo anunciou a redução da mistura do álcool anidro com a gasolina, de 25% para 20% a partir de fevereiro. É imperioso criar um órgão governamental ou não, responsável pela regulação, para a criação de estoques, do mercado futuro e outros. O uso do álcool como combustível principal, pode nos ajudar a diminuir as emissões de CO2, entre outras coisas.
Isso acontece porque não há um sistema de estoques de combustíveis. Já existe até uma lei e um decreto de 1991 a respeito disso, mas sem aplicação devido ao pouco interesse do governo. Com a alta atual do etanol, o governo anunciou a redução da mistura do álcool anidro com a gasolina, de 25% para 20% a partir de fevereiro. É imperioso criar um órgão governamental ou não, responsável pela regulação, para a criação de estoques, do mercado futuro e outros. O uso do álcool como combustível principal, pode nos ajudar a diminuir as emissões de CO2, entre outras coisas.
ECOS DE COPENHAGUE
No final de contas, a COP-15 produziu não só uma carta de intenções, como também o grupo chamado BASIC. Esse grupo é formado por: Brasil, África do Sul, Índia e China. Eles resolveram se associar, já que são países emergentes, com interesses diferentes dos países ricos e dos países pobres. O aparecimento deste terceiro grupo, que vai se reunir na Índia, até ao final do mês, pode vir a ter um papel fundamental no controle das variações climáticas, não só determinando suas metas e metodologias para diminuir as emissões de CO2, como também coordenando a criação de um fundo para ajudar os países mais vulneráveis e de menos recursos. A notícia dessa reunião de alto nível, é das mais alvissareiras.
sábado, 16 de janeiro de 2010
UMA GRANDE PERDA
Nessa tragédia do Haiti, além da população sofredora que lastimamos, tivemos também uma perda irreparável. Faleceu a Dra. Zilda Arns, a fundadora e presidente da Pastoral Internacional da Criança, justamente quando orientava voluntários no interior de uma igreja em Porto Príncipe, que se abateu em ruinas. A Dra. Zilda Arns, pediatra e sanitarista criou a Pastoral da Criança em 1983, sob a inspiração de seu irmão, o cardeal-arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns e passou a orientar mães e enfermeiros no sentido de controlar o peso e a higiene das crianças no interior do país. Com regras simples, sem grandes dispêndios de dinheiro, trabalhando com voluntários, ela conseguiu baixar efetivamente a média nacional de mortes de menores de um ano de idade. Nossas crianças estão de luto.
E A TERRA TREMEU...
Este começo de ano está muito acidentado. Agora estamos penalizados com o terremoto que assolou Porto Príncipe, a capital do Haiti, com uma violência que não se via nos últimos duzentos anos. Esse país caribenho, que desde 2008 sofreu três inundações e quatro furacões, já estava com a sua lavoura destruida e uma multidão de desabrigados. Isto tudo acontece depois de três décadas de ditadura de pai e filho Duvalier, que empobreceram o país, levando-o a uma condição sub-humana. O terremoto inicial de 7,2 graus na escala Richter, foi seguido de mais 32 abalos, em torno de 4,5 graus, nas primeiras vinte horas. A causa desse acidente natural é o fato de o Haiti estar sobre o limite de duas placas tectônicas, caribenha e norte-americana que se chocaram, produzindo toda essa destruição. A tropa brasileira pertencente`ao contingente das Tropas de Paz da ONU, tem até agora onze desaparecidos e muitos feridos. Vamos rezar para que os abalos sísmicos cessem e o Haiti possa começar o seu trabalho de recuperação.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
"DIREITOS HUMANOS"
É difícil para qualquer brasileiro, entender esse decreto que estabelece um programa de direitos humanos, que Lula fez surgir da cartola, no final de 2009.
Em primeiro lugar, no meio de toda a confusão, nota-se que se trata mais de direitos políticos do que de direitos humanos. O que em seguida salta aos olhos é o caso da Anistia, cuja revisão só pode gerar novos conflitos, provocando logo a reação dos militares. Também, se percebe o interesse em dar força ao MST, uma entidade anômala, que recebe ajuda econômica do governo, alterando o conceito da propriedade privada e prejudicando o agro-negócio, um dos setores mais bem sucedidos da nossa economia. Advoga a descriminalização do aborto e propõe erradicar os símbolos religiosos em geral, conseguindo assim provocar a reação da Igreja Católica e de todas as religiões ou cultos do país. De novo, aparece a tendência a restringir o papel da Imprensa, do Cinema, do Teatro, da TV e provavelmente a Internet também. Aliás, creio que o controle da Mídia, sempre foi e continua sendo um dos principais objetivos deste governo. O momento não poderia ser mais desastrado, justamente no último ano de governo, que é também um ano eleitoral. A não ser que Lula esteja provocando uma reação popular, com o objetivo de fazer um plebiscito do tipo que o Zelaya queria fazer em Honduras. Tenho certeza de que em vez de burro, Lula é uma raposa das mais felpudas, que não dá ponto sem nó. Esse decreto que traz em seu bojo, 27 leis diferentes, abrangendo quase todas as vertentes políticas, com o objetivo visível de moldar o país de acordo com ideais esquerdistas ultrapassados, foi feito com uma finalidade que em pouco tempo vamos conhecer.
Em primeiro lugar, no meio de toda a confusão, nota-se que se trata mais de direitos políticos do que de direitos humanos. O que em seguida salta aos olhos é o caso da Anistia, cuja revisão só pode gerar novos conflitos, provocando logo a reação dos militares. Também, se percebe o interesse em dar força ao MST, uma entidade anômala, que recebe ajuda econômica do governo, alterando o conceito da propriedade privada e prejudicando o agro-negócio, um dos setores mais bem sucedidos da nossa economia. Advoga a descriminalização do aborto e propõe erradicar os símbolos religiosos em geral, conseguindo assim provocar a reação da Igreja Católica e de todas as religiões ou cultos do país. De novo, aparece a tendência a restringir o papel da Imprensa, do Cinema, do Teatro, da TV e provavelmente a Internet também. Aliás, creio que o controle da Mídia, sempre foi e continua sendo um dos principais objetivos deste governo. O momento não poderia ser mais desastrado, justamente no último ano de governo, que é também um ano eleitoral. A não ser que Lula esteja provocando uma reação popular, com o objetivo de fazer um plebiscito do tipo que o Zelaya queria fazer em Honduras. Tenho certeza de que em vez de burro, Lula é uma raposa das mais felpudas, que não dá ponto sem nó. Esse decreto que traz em seu bojo, 27 leis diferentes, abrangendo quase todas as vertentes políticas, com o objetivo visível de moldar o país de acordo com ideais esquerdistas ultrapassados, foi feito com uma finalidade que em pouco tempo vamos conhecer.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
CINEASTA???
O famoso estilista Tom Ford, não contente de estar no nível mais alto dos estilistas europeus, embora seja americano, acaba de fazer um filme, no qual foi roteirista, diretor e produtor. E ainda mais, para os que já viram o filme, êle pode vir a ser candidato ao Oscar e quem sabe, ganhar. Ford começou pelo roteiro, num impulso, tomando por base sua personalidade e sua vida. Acontece que a sua vida é diferente do comum. Homossexual assumido, vive há 23 anos com um companheiro e aproveitou isso, para enriquecer a trama do filme que tem um título de acordo: "A single man".
Escolheu um bom ator, Colin Firth, que está simplesmente brilhante. Mas por ser desconhecido no meio cinematográfico, teve que ser o diretor e o produtor de seu filme. Ajudou muito o fato de ter 7 milhões de dólares para produzi-lo. Agora vamos esperar para ver essa "maravilha", assim que for distribuido no Brasil.
Escolheu um bom ator, Colin Firth, que está simplesmente brilhante. Mas por ser desconhecido no meio cinematográfico, teve que ser o diretor e o produtor de seu filme. Ajudou muito o fato de ter 7 milhões de dólares para produzi-lo. Agora vamos esperar para ver essa "maravilha", assim que for distribuido no Brasil.
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
TRAGÉDIA
O Ano Novo tão esperado trouxe enchentes, deslisamentos, desabamentos e mortes, no Grande Rio e no Estado do Rio. É tudo uma tristeza só. Ter que chorar a morte de pessoas em plena saúde e num momento que deveria ser só de alegria. Em Angra dos Reis, nas primeiras horas do dia primeiro, deslizamentos de terra soterraram casas, pousadas e caminhos, matando, segundo as notícias até agora, ao redor de 60 pessoas, contando com Paraty, Ilha Grande e arredores. Na baixada fluminense, a chuva torrencial, provocou enchentes e acidentes. Em São Paulo, desde a capital até ao Vale da Ribeira, enchentes provocaram destruição. A pequena cidade de São Luiz do Paraitinga ficou literalmente debaixo dágua, com uma enchente de três metros de altura. É preciso que nossas autoridades sejam mais rigorosas em relação à urbanização de nossas cidades, impedindo o uso de encostas de grandes declives, edificação ao nível e muito próximas de rios ou do mar. A Natureza às vezes é madrasta, mas nós temos que procurar obedecer às diretrizes dos nossos engenheiros e dos nossos urbanistas. Os prefeitos são os verdadeiros responsáveis pelas suas cidades e devem se apoiar mais nos critérios técnicos do que políticos, quer no caso das encostas, quer no caso de terras alagadiças, como é o caso da "Veneza Carioca", projeto que está no PEU, o novo programa de edificação de novas áreas no Rio. Terras alagadiças são sínônimo de enchentes frequentes.
sábado, 2 de janeiro de 2010
UM MUNDO NOVO
Nos últimos tempos, melhor dito, na última década, surgiram tantas novidades tecnológicas que parece que o mundo virou de cabeça para baixo. Segundo li na Conexão Global de Nelson Vasconcelos, o mundo que conhecíamos, não existe mais.
Graças ao desenvolvimento da Informática, temos uma conectividade jamais obtida antes: Blogs, Orkut, Facebook, Twitter, Wikipedia, ipods e YouTube. Sem falar nos novos aparelhos, como câmeras digitais, TVs digitais, GPS e os onipresentes celulares. A criação do Google em 1998, modificou toda a nossa organização cerebral. Embora não acreditemos nisso, acontece que passamos a depender dele. A Internet cada vez mais informativa, pode exorbitar, trazendo por vezes, sobrecarga de informação. Isso, como todo excesso, pode ser prejudicial. E já devemos ficar preparados para absorver todas as novidades que devem surgir nos próximos anos.
Graças ao desenvolvimento da Informática, temos uma conectividade jamais obtida antes: Blogs, Orkut, Facebook, Twitter, Wikipedia, ipods e YouTube. Sem falar nos novos aparelhos, como câmeras digitais, TVs digitais, GPS e os onipresentes celulares. A criação do Google em 1998, modificou toda a nossa organização cerebral. Embora não acreditemos nisso, acontece que passamos a depender dele. A Internet cada vez mais informativa, pode exorbitar, trazendo por vezes, sobrecarga de informação. Isso, como todo excesso, pode ser prejudicial. E já devemos ficar preparados para absorver todas as novidades que devem surgir nos próximos anos.
EXPECTATIVAS
Nestes dias, Lula está decidindo o que vetar e o que sancionar, tanto no caso da Lei de Mudanças Climáticas, quanto no caso do Orçamento para 2010. Apesar de Copenhague ter sido um fiasco, vê-se que o Brasil está disposto a cumprir os compromissos que subscreveu. É verdade que, mais do que uma imposição internacional, o problema do clima e dos meios necessários para controlá-lo, passou a ser uma necessidade imperiosa para o país. É auspicioso, verificar que esse problema está sendo levado a sério. Quanto ao Orçamento, há um exagero no otimismo habitual do Governo. Vemos aí, aumento de despesas, criação de receitas sem base sólida e expansão dos gastos correntes. As chamadas receitas atípicas estão calculadas em R$36 bilhões, em lugar dos usuais R$10 bilhões. Para isso, estão contando com receitas incertas, difíceis de serem avaliadas e checadas, como, por ex. depósitos judiciais a recuperar e valores devidos por grandes empresas. Dessa maneira, inventando receitas, sem comprimir as despesas, já podemos esperar por novo aumento da carga tributária.
COISAS DE ÍNDIO
Pode ser que tenha sido só coincidência, mas a verdade é que o Cacique Cobra Coral não costuma falhar. É impressionante ver que depois de três dias de chuva forte, em todo o Rio de Janeiro, após o chamado do Prefeito Paes, para salvar seu "réveillon",
o célebre Cacique trouxe um tempo claro, sem chuvas, que continua até agora. Não sou supersticiosa, aliás, quase todo mundo afirma que não é, mas esse Cacique tira todo mundo do sério. Só falta agora ele ser contratado pela Prefeitura, em caráter permanente.
o célebre Cacique trouxe um tempo claro, sem chuvas, que continua até agora. Não sou supersticiosa, aliás, quase todo mundo afirma que não é, mas esse Cacique tira todo mundo do sério. Só falta agora ele ser contratado pela Prefeitura, em caráter permanente.
Assinar:
Postagens (Atom)