segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
QUE COISA ESTRANHA...
Há uma semana, o prefeito Eduardo Paes sancionou, com alguns vetos, o PEU, Projeto de Estruturação Urbana, votado pela Câmara de Vereadores. Esse projeto engloba as Vargens, mais parte do Recreio, Jacarepaguá e Barra. O que é mais polêmico, é o fato de permitir edificação no que eles chamam de "lotes molhados", ou seja, área alagadiça. Outro ponto ainda mais estranho, é a criação de um dispositivo chamado Outorga Onerosa a ser incluido na legislação geral do município. Isto pode vir a ser um fator de corrupção a mais, uma vez que possibilita o aumento do gabarito já estabelecido, bastando a concordância do município. Essa "Veneza Carioca", como está sendo chamado o projeto que trata das áreas alagadas, segundo um grupo de sete vereadores liderados por Clarissa Garotinho(PMDB), terá um impacto calculado em dois milhões de habitantes, com seus problemas de abastecimento de água, de lixo e de esgoto. Sem falar do problema de transportes, já que essa área não tem nenhuma infra-estrutura. Sem dúvida esse plano parece ter sido encomendado pelas grandes construtoras do Rio, conforme aventou o vereador Eliomar Coelho(PSOL). Foi pedido um relatório técnico sobre esse projeto à PUC, para ser encaminhado ao Ministério Público. Esse projeto foi feito às pressas, sem o competente estudo dos possíveis danos ambientais, nem divulgado para conhecimento da sociedade. Com a diminuição dos tamanhos dos lotes edificáveis,"lotes molhados" e outorga onerosa, haverá fatalmente não só um adensamento populacional muito grande, mas também uma alteração do perfil geográfico da região.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oras, Doutora, a esperteza já começou no movimento feito pelo Sr.Governador do Rio, Sérgio Cabral para eleger seu amigo, o Senhor atual Prefeito do Rio, citado no texto acima. Gabeira seria o Prefeito eleito se...
ResponderExcluirSE o Sr. Sérgio Cabral não tivesse antecipado o feriado dos Servidores Públicos, que por obra dele caiu nas vésperas do fim de semana, muitos Servidores viajaram e com isso, houve um número grande de abstenções.... Ano que vem é ano eleitoral, e tudo que é feito pelo Prefeito tem o aval do nosso Governador que pretende se reeleger, é "estranho" quando se pensa no correto, mas quando se falar em Política, o mais bizarro, vira natural.
Beijos,
Ana Claudia Luzardo de Castro
Oi, Ana Claudia. Você tem razão quanto à eleição do Paes e por causa disso só se pode esperar por coisas estranhas no seu governo.
ResponderExcluirMeu problema é ser otimista, termino sempre "quebrando a cara".