quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

DAVI X GOLIAS

Parece incrível, mas quando parecia que a Venezuela já estava dentro do Mercosul, eis que surge o pequeno Paraguai, para enfrentar Chávez e a doutrina "bolivariana". Dizem os paraguaios, que a Venezuela poderá submeter os pequenos países da América do Sul, graças ao seu poderio econômico. Não há como confiar em que Chávez respeite os direitos de países que não tenham capacidade para retaliar. Dizem também, que o Brasil pode se dar ao luxo de aceitar a Venezuela como parceiro, mas não o Paraguai. Através dos séculos surgem sempre casos que nos lembram o encontro de Davi e Golias, êste é o atual.

2 comentários:

  1. Acho que nesse caso o Brasil, seu governo e congresso, aliou ideologia a pragmatismo. Por parte do governo Lula há uma simpatia explícita em relação a Hugo Chavez. No entanto, o congresso mostrou muita resistência à entrada da Venezuela no Mercosul, não só por parte dos partidos de oposição, mas principalmente por parte de alguns aliados importantes do governo, como o presidente do Senado José Sarney.
    A coisa só começou a melhorar quando se focou na balança comercial entre Brasil e Venezuela e nas oportunidades de negócios atuais e futuros. A Venezuela está cada vez mais dependente de insumos e produtos estrangeiros, devido à destruição do parque produtivo venezuelano por parte do caudilho. O empresariado venezuelano se mostra encurralado pelas ameaças de Chavez e vários grandes industriais venderam tudo o que tinham e se mudaram para Miami. Os empresários que ficaram são em sua grande maioria ligados ao governo, numa teia de corrupção e negócios escusos sem fim. Falta eletricidade, 80% dos produtos agrícolas são importados e as empresas nacionalizadas tiveram queda de produção de mais de 50%.
    A gasolina custa US$0,07 por litro, e a água mineral custa US$2 o litro. Não precisa dizer mais nada.
    Com relação ao Paraguai, seu presidente, quando não está produzindo filhos bastardos, está trabalhando em prol da causa bolivariana. Só que o congresso é majoritariamente oposicionista e dominado por traficantes/contrabandistas/militares direitistas. Difícil entender quem é pior, mas no balanço das forças o congresso tem mais poder com respeito à inclusão da Venezuela no Mercosul.
    Sai ganhando o Brasil, que votou a favor da entrada da Venezuela e portanto não deve sofrer represálias de nosso grande parceiro comercial, mas ao mesmo tempo não fica atado a um sócio que certamente vetaria qualquer tipo de aproximação comercial com os EUA, Europa e outros países líderes no comércio mundial.
    Que sorte!

    ResponderExcluir
  2. Humberto,
    que sorte a minha ter um comentarista do teu estofo. Estás muito bem informado a respeito desse caso e concordo com tudo o que disseste. Estou muito feliz com a tua cooperação e na esperança de continuar contando com os teus comentários.
    Beijos da Mamãe.

    ResponderExcluir