domingo, 13 de dezembro de 2009

CARIOCAS EM PÉ DE GUERRA

O prefeito acaba de comprar uma briga com o contribuinte carioca. Contrariando sua promessa eleitoral de não estabelecer novos impostos, sem quê nem pra quê, ele resolveu implementar uma taxa de iluminação pública, que virá na fatura de luz da Light. Como é comum nesses casos, a proposta do executivo tramitou rapidamente na Câmara de Vereadores, dependendo agora do prefeito que já declarou que vai sancioná-la. Como se trata de uma bitributação, pois essa taxa já está incluida no IPTU, há grande possibilidade de ser inconstitucional. Além do que, é uma taxa variável, pois seu valor vai depender do gasto de luz domiciliar do contribuinte. O que tem a ver a luz de casa com a das ruas? A população está revoltada com esse golpe baixo. Sem nenhuma consulta popular ou de entidades como a Defesa do Consumidor, ou mesmo debates na Câmara, de repente o Sr. Paes nos aparece com um fato consumado. O pior é que a RioLuz não trabalha bem e os bairros mais distantes do centro contam com luz muito precária em suas ruas e praças. O problema dessa secretaria é de gestão, não de verba, porque o IPTU está aí para isso.

2 comentários:

  1. Esse prefeito está se mostrando um ditadorzinho, e, como cria do César Maia, é dado a produzir factóides para aparecer.
    O projeto de transformar a Rio Branco em espaço de pedestres mostra a sua intenção de copiar descaradamente o que Michael Bloomberg fez na Broadway. A diferença é que NY tem um metrô muito grande e várias outras avenidas para escoar o tráfego, enquanto para nós pobres cariocas não há nenhuma alternativa viável à Rio Branco, e nosso pobre metrô está cada dia pior.
    O centro está uma calamidade, esgoto subindo pelos bueiros na maioria das vielas históricas, os calçamentos de ruas e calçadas merecem conserto urgente, há onibus demais na Zona Sul e de menos na Zona Norte e Oeste, e não há nenhum tipo de estratégia para fazer fluir melhor o trânsito na Linha Amarela e na Linha Vermelha, que se encontram engarrafadas em toda a sua extensão durante boa parte do tempo. A Avenida Brasil, principal ligaçao entre o Centro e a Zona Oeste, é uma vergonha!
    Como se vê, há muito para fazer, mas nosso prefeito prefere usar seus factóides e com isso vai cada vez mais encolhendo e se dedicando a temas secundários. Pena que nem mesmo no caso da limpeza das praias ele tenha a coragem de suspender a coleta da Comlurb por um dia e mostrar aos jovens afluentes que eles são tão ou mais porcos que qualquer favelado semi-analfabeto.
    Se liga, Eduardo Paes!

    ResponderExcluir
  2. Humberto,
    seu comentário completou o nosso pensamento a respeito do que se passa nesta nosssa querida cidade. Obrigada pela ajuda.
    Mamãe.

    ResponderExcluir