domingo, 27 de dezembro de 2009

FINAL DE NOVELA

Afinal chegou ao fim a novela do menino SEAN. Não consigo entender a demora da nossa Justiça, para entregar o filho ao pai, uma vez que a mãe é falecida. Houve muita publicidade, não só aqui, como nos EUA, algo muito prejudicial a qualquer criança. Nelson Rodrigues tinha razão, as pessoas ignoram o óbvio, quando isso vai contra seus argumentos emocionais. Formou-se aqui no Rio, uma torcida para que o menino ficasse com a avó e o padrasto, só porque o pai é americano e teria que levar o menino para sua terra. Ninguém pensou em se imaginar na situação do pai, um homem classe média, sem dinheiro próprio para lutar pelo seu direito, o que só conseguiu graças a uma campanha beneficente em seu país. Bem, agora parece que tudo voltou aos eixos. É preciso que todos lembrem que sempre haverá paz na Terra, desde que haja boa vontade entre os homens.

sábado, 26 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL


FELIZ NATAL, FELIZ ANO NOVO!
Aos diletos amigos e caros visitantes, desejo que tenham tido um Natal alegre e feliz e faço votos de que o Ano Novo lhes traga ainda mais alegria, paz e prosperidade.
Arthemis.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

OUTROS TEMPOS

Em 1958, apanhada de jeito por Cupido, escrevi estes versinhos.

Se você soubesse...

Se você soubesse como eu gostaria
De poder dizer-lhe sem receio,
Sem medo de não ser compreendida,
O quanto gosto de você.
Se você soubesse a felicidade que eu teria,
Se pudesse estar sempre ao seu lado,
Sorrir com você, chorar com você,
Mas tendo a segurança do seu amor.
Se você soubesse que a própria natureza
O azul do cèu, o dourado do sol,
Têm a beleza de seus olhos e cabelos
E tudo me lembra você,
Você não partiria...

DAVI X GOLIAS

Parece incrível, mas quando parecia que a Venezuela já estava dentro do Mercosul, eis que surge o pequeno Paraguai, para enfrentar Chávez e a doutrina "bolivariana". Dizem os paraguaios, que a Venezuela poderá submeter os pequenos países da América do Sul, graças ao seu poderio econômico. Não há como confiar em que Chávez respeite os direitos de países que não tenham capacidade para retaliar. Dizem também, que o Brasil pode se dar ao luxo de aceitar a Venezuela como parceiro, mas não o Paraguai. Através dos séculos surgem sempre casos que nos lembram o encontro de Davi e Golias, êste é o atual.

PERDA DE TEMPO

Não foi só perda de tempo, mas sobretudo de uma grande oportunidade. Depois de duas semanas de muito trabalho, terminou a COP15 sem nada resolver. Em lugar de um acordo exequível, foi elaborada uma "Carta de Intenções" que nada acrescenta ao que já se tinha, ou seja, o Protocolo de Kioto. O grande problema desse protocolo é não contar com a assinatura dos EUA. A oportunidade de reunir uma tão grande quantidade de países, desde os mais pobres, aos mais ricos, talvez não se repita. Houve consenso em torno do clima, é imperioso conter o aumento da temperatura global. Mas sem metas
para definir como será feito o controle das emissões de CO2 e sem sanções a quem não colaborar, nada será feito. Há também o problema das nações muito pobres que nada podem fazer sem financiamento. A questão do dinheiro é sempre crucial e a mais difícil de ser aceita justamente por aqueles que podem pagar. O presidente dos EUA foi à Conferência, mas se retirou antes do final, esvaziando qualquer definição. Em 2010, na Alemanha, haverá nova reunião da ONU, mas tão somente uma reunião técnica anual de negociadores climáticos.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PERPLEXIDADE EM COPENHAGUE

Os negociadores que estão há duas semanas tentando elaborar uma agenda para apresentar aos Chefes de Estado que devem chegar na próxima sexta-feira, já parecem ter desistido. Não conseguiram chegar a um consenso a respeito de nada: metas, dinheiro, limite de aumento da temperatura e desmatamento. Até houve um retrocesso em relação ao REDD, ou seja, o mecanismo para medição da redução da emissão de CO2 decorrente da diminuição do desmatamento. Está um verdadeiro "salve-se quem puder". Os ministros vão ter que varar a madrugada para determinar os pontos principais. Na verdade, as duas questões fundamentais: dinheiro e metas, só podem ser resolvidas pelos Chefes de Governo. O nó está centrado nos três grandes blocos: União Européia, EUA e China, que não aceitaram qualquer alteração na percentagem de corte das emissões de CO2, que trouxeram à Convenção. Já há uma impressão desalentada, de que no final só haverá uma declaração política, sem nenhum valor prático.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

LULA EXPLODE

Neste final de semana só deu isso: - Você viu o que Lula falou? - Você concorda com ele? O problema não foi o que falou, mas como o fez. Não foi a primeira vez que ele usou palavras chulas, mas foi a primeira vez que o fez em um discurso oficial, dirigindo-se ao público. Fez questão de dizer que o povo está no meio da porcaria, ao falar que o saneamento básico é insuficiente, mas que ele vai mudar essa situação. Ora, ele só esqueceu de que é o presidente deste país há sete anos e nada fez. Sempre diz que tudo de bom que tem sido feito se deve a ele, mas o que não foi feito, ou foi mal feito, é culpa dos outros. A verdade é que dinheiro tem havido, vindo sobretudo do FGTS, mas não é todo usado. De 2007 até hoje, o governo só utilizou 11% dos R$12,6 bilhões reservados no Orçamento para esse fim. O resultado é que só 42% da população tem acesso ao esgoto. Os especialistas calculam que, nesse andar da carruagem, o Brasil ainda vai ter que esperar 66 anos para todo o povo contar com os serviços de saneamento básico.

domingo, 13 de dezembro de 2009

CARIOCAS EM PÉ DE GUERRA

O prefeito acaba de comprar uma briga com o contribuinte carioca. Contrariando sua promessa eleitoral de não estabelecer novos impostos, sem quê nem pra quê, ele resolveu implementar uma taxa de iluminação pública, que virá na fatura de luz da Light. Como é comum nesses casos, a proposta do executivo tramitou rapidamente na Câmara de Vereadores, dependendo agora do prefeito que já declarou que vai sancioná-la. Como se trata de uma bitributação, pois essa taxa já está incluida no IPTU, há grande possibilidade de ser inconstitucional. Além do que, é uma taxa variável, pois seu valor vai depender do gasto de luz domiciliar do contribuinte. O que tem a ver a luz de casa com a das ruas? A população está revoltada com esse golpe baixo. Sem nenhuma consulta popular ou de entidades como a Defesa do Consumidor, ou mesmo debates na Câmara, de repente o Sr. Paes nos aparece com um fato consumado. O pior é que a RioLuz não trabalha bem e os bairros mais distantes do centro contam com luz muito precária em suas ruas e praças. O problema dessa secretaria é de gestão, não de verba, porque o IPTU está aí para isso.

sábado, 12 de dezembro de 2009

UM NÓ EM COPENHAGUE

Parecia que estava tudo caminhando bem, quando surgiram duas cartas de intenções de grupos diferentes: os desenvolvidos(Dinamarca e restante da Europa) e os que estão em desenvolvimento(liderados pela China). É evidente que apresentaram proposições diferentes, de acordo com suas necessidades quase opostas. Foi detonada uma guerra de papéis. O curioso é que os dois documentos não foram apresentados, eles "vazaram" diretamente para a mídia. Quando os ânimos estavam se apaziguando, surgiram os "países náufragos", os pequenos países formados por ilhas que estão afundando, à medida que a água do mar sobe, devido ao aquecimento global. Esses países querem e precisam de uma solução imediata, pois estão desaparecendo. Em seguida se ergueram os países africanos que se aliaram aos "náufragos", porque, segundo eles, a cada aumento de 2°C de temperatura geral, correspondem 4°C em toda a região desértica do centro da África. Além do mais, há os países que são muito pobres, sem recursos para controlar sua poluição. No final de contas, trata-se de um problema de dinheiro, porque os países em desenvolvimento e os mais pobres, precisam de grandes financiamentos para poder se dar ao luxo de controlar suas emissões de CO2. Mas ainda há tempo e se houver vontade, alguma coisa boa vai acontecer.

VIVA! REAÇÃO EM BRASÍLIA...

Na próxima segunda, dia 14, a OAB de Brasília vai dar entrada a um pedido de cassação por quebra do decoro parlamentar, dos deputados citados na Operação Caixa de Pandora, da PF. Essa operação é mais conhecida como "o mensalão do DEM". O chefe, que seria o governador do DF, vendo "a coisa preta", já se desfiliou do DEM na última quinta-feira. Por coerência, a OAB solicita no mesmo documento, que se não forem cassados esses deputados, deverão pelo menos ser proibidos de votar nos processos de "impeachment" do governador José Roberto Arruda, que venham a ser aceitos. É muito bom ver que alguma coisa está sendo feita. Viva a OAB!!!

MAS O QUÊ QUE É ISSO?

Hoje foi indiciada uma mulher de 98 anos, pelo assassinato de sua colega de quarto, de 100 anos. O caso ocorreu em 24 de setembro deste ano, em Bristol, num asilo para idosos. Claro que pensamos em demência senil, mas parece que isso foi uma surpresa para os funcionários da casa, embora a provável assassina fosse um tanto intolerante e discutisse com a vítima, frequentemente.
Já estamos acostumados a notícias assim, referentes a adultos e mesmo adolescentes, mas com pessoas de idade tão avançada, é uma decepção.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

SALVE, COPENHAGUE!!!

Ao contrário do que se pensava há um mês atrás, o congresso em Copenhague, a COP15, está dando sinais de vitória para os ecologistas. Agora, na abertura, de repente assumiu o papel principal, o presidente Obama dos EUA, graças ao fato de lá ter sido apresentada uma resolução declarando que o efeito estufa faz mal à saúde. Com esse enfoque, Obama passou a ter apoio total de seu país e terá credibilidade quando prometer reduzir as emissões de CO2. Até há pouco, parecia que o Brasil poderia brilhar nessa reunião, mas agora se vê que "o cara" é outro. Mas o que realmente importa é que tudo leva a crer que desta vez o mundo vai chegar a um consenso e a poluição do ar será controlada, assim como a temperatura ambiente. Já estamos atrasados para evitar o aumento dos mares, devido ao degelo de geleiras e picos nevados, mas se pode evitar o pior.

HONDURAS - SOLUÇÃO À VISTA

Depois de tanto disse-me-disse, houve a eleição em Honduras, com um número razoável de eleitores e num ambiente bastante tranquilo. Foi eleito o Sr. Porfírio Lobo,o que era mais ou menos previsto. No dia 2 de dezembro, o Congresso apoiado pela Suprema Corte de Justiça, decidiu que o Sr Manuel Zelaya não podia ser reintegrado no cargo de presidente, uma vez que sua destituição seguiu as determinações da constituição em vigor. Os EUA se deram por satisfeitos e reconheceram o presidente eleito, assim como a Costa Rica, a Colômbia e mais alguns países vizinhos. O Brasil, a Venezuela, a Argentina, o Uruguai e o Equador, se reuniram pouco depois, para declarar que não reconhecem o governo golpista, nem tampouco aceitam o resultado da eleição que consideram apócrifa. Vamos ver se quando for empossado o novo presidente, alguns desses mudam de idéia. O Sr. Zelaya acaba de decidir que vai deixar a embaixada do Brasil, assim que conseguir um salvo conduto de seu país, permitindo que saia de seu refúgio e se desloque até ao aeroporto, sem o perigo de ser detido. Sua saída, espero, vai facilitar qualquer mudança de atitude do nosso país.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

QUE COISA ESTRANHA...

Há uma semana, o prefeito Eduardo Paes sancionou, com alguns vetos, o PEU, Projeto de Estruturação Urbana, votado pela Câmara de Vereadores. Esse projeto engloba as Vargens, mais parte do Recreio, Jacarepaguá e Barra. O que é mais polêmico, é o fato de permitir edificação no que eles chamam de "lotes molhados", ou seja, área alagadiça. Outro ponto ainda mais estranho, é a criação de um dispositivo chamado Outorga Onerosa a ser incluido na legislação geral do município. Isto pode vir a ser um fator de corrupção a mais, uma vez que possibilita o aumento do gabarito já estabelecido, bastando a concordância do município. Essa "Veneza Carioca", como está sendo chamado o projeto que trata das áreas alagadas, segundo um grupo de sete vereadores liderados por Clarissa Garotinho(PMDB), terá um impacto calculado em dois milhões de habitantes, com seus problemas de abastecimento de água, de lixo e de esgoto. Sem falar do problema de transportes, já que essa área não tem nenhuma infra-estrutura. Sem dúvida esse plano parece ter sido encomendado pelas grandes construtoras do Rio, conforme aventou o vereador Eliomar Coelho(PSOL). Foi pedido um relatório técnico sobre esse projeto à PUC, para ser encaminhado ao Ministério Público. Esse projeto foi feito às pressas, sem o competente estudo dos possíveis danos ambientais, nem divulgado para conhecimento da sociedade. Com a diminuição dos tamanhos dos lotes edificáveis,"lotes molhados" e outorga onerosa, haverá fatalmente não só um adensamento populacional muito grande, mas também uma alteração do perfil geográfico da região.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

MAIS COPENHAGUE

Enfim a Índia, a grande poluidora do meio ambiente, viu que estava sozinha em persistir ignorando o grave problema de poluição de nossa atmosfera e cedeu. Ela acaba de avisar que vai comparecer à reunião dos próximos dias e vamos ver se promete algum controle de suas emissões de CO2.