sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O PIBINHO

Este final de ano está sendo marcado pela grande queda do nosso PIB, que a imprensa apelidou de "pibinho". Durante o ano, o governo interferiu energicamente na política econômica, mas infelizmente de maneira errada, pois segue uma orientação estatista, de acordo com uma ideologia do estado forte, que deu maus resultados onde foi usada. Mesmo aqui, já tivemos essa orientação durante a ditadura militar, com o resultado posterior de um atraso econômico de uns vinte anos, em geral e atraso brutal em relação à Informática. Conseguimos, a partir de 1980, aos poucos, reorganizar as nossas maiores empresas, privatizando as estatais e quebrando o monopólio da Petrobrás. No entanto, este ano, vemos após intervenções desastradas, a nossa empresa nº 1, a Vale do Rio Doce, perder metade do seu valor patrimonial e ao mesmo tempo, a Petrobrás também amargar uma perda de 48% de seu valor. Nestes últimos dias, parece que o governo acordou e compreendeu que sem privatizar, não teremos aeroportos, portos e estradas eficientes. Nosso problema básico é de infraestrutura, além do descaso em relação à Educação, que corrigido, pode levar nosso país não só a um PIB de alto valor, mas sobretudo a um IDH de primeiro mundo.

FELIZ ANO NOVO

Aos amigos, parentes e leitores,
este foi um ano especial, em que a Justiça voltou a mostrar seu valor, fazendo com que a palavra Cidadania voltasse a ter sua verdadeira significação. Sem dúvida, o nosso Natal foi abrilhantado com o término do julgamento mais importante dos últimos anos. Agora desejo a todos, que o Ano Novo traga muitas oportunidades, muitas realizações, além de felicidade e paz.

sábado, 8 de dezembro de 2012

NOVO ESCÂNDALO

Nem bem estávamos com o espírito fagueiro devido às condenações do mensalão e sem pausa para respirar, já temos outro escândalo de corrupção, desta vez mais próximo do governo. A operação policial "Porto Seguro", ainda em novembro, saiu prendendo diretores de agências reguladoras e entre elas, uma figura singular: a secretária do ex-presidente Lula, atual secretária do Escritório da Presidência da República em São Paulo, onde o ex-presidente continua a despachar rotineiramente. Essa secretária, chamada pelos amigos de Rose, parecia ter uma influência descabida entre os elementos do segundo escalão do governo, conseguindo vantagens e nomeações. Alguns alegam que sua força advinha da intimidade que gozava junto ao ex-presidente. Imediatamente o governo interferiu, blindando sobretudo a inefável Rose, que não deveria ser interrogada, nem convidada a se explicar em qualquer foro. De qualquer maneira, as investigações continuam e vamos ver no que vai dar. Como sempre, o ex-presidente fica mudo e até conseguiu ser convidado a ir ao exterior para fazer as palestras de sempre.

UM MES INESQUECÍVEL

Novembro passado ficará marcado como um mes inesquecível, pois no seu final, foram calculadas as penas dos 25 condenados do "mensalão". José Dirceu pegou 10 anos e 10 meses, Marcos Valério, 40 anos e 2 meses, João Paulo Cunha, 9 anos e 4 meses e por aí afora. Houve 12 absolvições por falta de provas convincentes. Mas o que mais impressionou o povo, foi a condenação a cárcere fechado para José Dirceu, João Paulo Cunha, José Genoino, Marcos Valério e Delúbio Soares, assim como para a presidente do Banco Rural e seus diretores. Ainda falta decidir a prisão imediata ou não dos condenados, assim como a perda do mandato dos três parlamentares. Mas a sensação de alívio já é geral, pois o clima de impunidade sumiu. Este foi e continua sendo um julgamento excepcional, pois venceu toda a pressão política contra, assim como a pressão popular a favor, mantendo-se o tribunal dentro das normas da ética, julgando estritamente segundo as provas obtidas. Este é um grande momento para a nossa Democracia.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

SALÁRIO-BASE

Gostei de ler no dia 03/10, nas cartas dos leitores de "O Globo", a mensagem do Sr. José Luiz D'Ávila, comentando o salário do funcionalismo estadual. Concordo com êle, esse artifício de considerar o vencimento básico dos funcionários da saúde, ao redor de R$200,00, quando o salário-mínimo do estado é de R$722,00, é imoral. É evidente que todos os aumentos e benefícios(que são em percentuais)serão calculados sobre o vencimento básico, o que os torna inócuos. Já entrei três vezes com interpelação judicial, sem resultado. Acho que vai ser necessário fazer uma grande campanha pelas redes sociais, para ver se é possível corrigir esse tremendo "malfeito".

HORA DA VERDADE

Amigos, eis que na 11ª semana de julgamento do "mensalão", acabam de ser condenados, José Dirceu e José Genoino, além de outros menos importantes. A condenação dos dois nomes mais importantes do grupo, foi, além do mais, expressiva, com ampla maioria de votos. Há uma atmosfera de júbilo entre o povo, pois está visto que a justiça é para todos, não só para ladrões de galinha. Ainda falta muito, mas já podemos respirar aliviados.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O JULGAMENTO DO ANO

O povo brasileiro está vibrando com o julgamento que está em curso no STF, desde 02 de agosto. Ao contrário do que se receava, os ministros estão sendo coerentes e muito honestos ao analisar e julgar os fatos, apesar da pressão política no sentido de minimizar os delitos comprovados. Surgiu até um novo herói popular, o ministro Joaquim Barbosa, que tem brilhado como relator. Não se esperava tanto entusiasmo, a par de linguagem clara e acurada na especificação dos delitos arrolados, além de uma condenação justa e equilibrada. Todo o tribunal, tem se portado de maneira coesa e ética, fazendo com que o povo passe a assistir às sessões, acompanhando a apresentação e a votação posterior, de cada ítem do processo judicial. A conclusão até agora, é que houve realmente um esquema de corrupção, abastecido por dinheiro público, bem junto à cúpula do governo. Vários réus já foram condenados por gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, peculato e corrupção passiva. Agora estamos chegando à hora H, com o julgamento do núcleo político de maior envergadura, em cujo topo está a figura do ex- ministro da Casa Civil, José Dirceu. Tudo faz crer que teremos muitas condenações, embora os embargos que certamente serão apresentados, levem o julgamento por mais dois ou três meses. O que mais importa é que o julgamento esteja sendo realizado dentro das normas legais e o tribunal trabalhe com a mais ampla liberdade.

sábado, 18 de agosto de 2012

"PRIVATIZAÇÃO"?

A presidente Dilma acaba de anunciar a privatização dos meios de transporte de larga escala, ou seja, das ferrovias, das rodovias e de alguns aeroportos ainda não contemplados há pouco. Em boa hora, a presidente e o seu partido, o PT, resolveram se render à realidade e abraçar o conceito de privatização, embora sob o nome artístico de "concessão", para obter das empresas privadas, o capital e a capacidade gestora, tão necessários. A produção e a exportação de produtos nacionais têm caído de maneira alarmante e o PIB, em curva descendente, reflete isso. O anúncio dessas medidas já trouxe alívio geral, embora esse projeto não tenha ação imediata, pois precisa de 2 ou 3 anos, para ter amplos resultados. Estamos atrasados dez anos, já que a ideologia do controle estatal dos meios de produção, das grandes empresas de serviços e da infra-estrutura do país, predominou até agora. O resultado tem sido desanimador, temos a Petrobrás com queda de produção e um prejuizo avaliado agora em 48% do capital, assim como a Vale, também correndo atrás de um prejuizo substancial. O momento não é favorável, já que a situação econômica internacional está muito deteriorada. De qualquer maneira, antes tarde do que nunca, temos que acreditar que vamos vencer.

GREVE DO SERVIÇO PÚBLICO

Infelizmente, o serviço público, em geral, resolveu pedir reajuste de vencimentos e para isso, as diferentes entidades: PF, Universidades Federais, PRF, Receita Federal e outros, estão em greve ou praticando operação-padrão, transtornando a vida do cidadão comum. O curioso, é que estão em greve, justamente as categorias mais bem pagas no país, enquanto os médicos, professores e outros com pouca força junto ao governo, continuam mal pagos e sem reajuste em perspectiva. Como já se esperava, embora relutante, o governo atual já acena com um reajuste em torno de 15% e já sabemos que vai ser maior. A presidente é contra o aumento neste momento, em que o PIB se encontra lá embaixo, mas por questão de ideologia do seu partido, vai ter que ceder. Como sempre, as categorias mais simples e sem força política, vão amargar um reajuste, se houver, abaixo da inflação, ou apenas no mesmo nível. Vamos ver o que acontece...

UM AGOSTO ESPECIAL

Caríssimos, estamos em um momento especial para o país, já que o julgamento da década, o julgamento dos réus do "mensalão", começou no último dia 2 e está evoluindo de modo a sossegar o espírito dos brasileiros que desejam o fim da corrupção desenfreada na nossa política. Após 7 anos de espera, parece que vamos ter um julgamento honesto e o STF dará ao país a alegria de ver restabelecida a ordem e a justiça. O começo se revela promissor e parece que em dois meses, teremos o fim dessa novela.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

VACINA

Enfim nossas pesquisas acabam de marcar um gol: a vacina contra a esquistosomosse acaba de passar no primeiro teste em seres humanos. Cientistas do Instituto Oswaldo Cruz, liderados pela pesquisadora, Dra. Míriam Tendler apresentaram ao mundo a primeira vacina contra esquistosomosse do mundo, após trinta anos de estudos. É verdade que os cientistas contaram com a colaboração de estrangeiros, sobretudo na parte final das pesquisas, mas as bases e o estudo são inteiramente nacionais. Essa doença embora de letalidade baixa, incapacita os infectados e só no Brasil, atinge ao redor de 2,5 milhões de habitantes. É uma grande vitória da medicina.

VITÓRIA!

Este mês de julho ficará marcado em nossa memória, pois o incrível aconteceu: a CPI do Senado que investigou o senador Demóstenes Torres(GO), não só foi concluida, como terminou com a cassação do mandato do senador, mesmo com o voto não delarado em plenário. Continua a CPI que investiga a influência do contraventor Carlos Cachoeira na política nacional e sobretudo em Goiás e Brasíia. O povo agora tem esperança de ver os "malfeitos" políticos serem punidos e que volte a Ética a nortear a política em nosso país.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

MORTES NO SALGADO FILHO

É inacreditável! Mas as manchetes nos contam que em 2010, no Hospital Salgado Filho houve 363 mortes dos 854 pacientes internados por mais de 24 horas. As mortes foram atribuidas a uma grave infecção hospitalar, possivelmente decorrente do uso de respiradores sem manutenção correta. Foi visto que os respiradores do tipo Inter-5 têm graves problemas de calibragem e não conseguem registrar o volume respirado pelo paciente, além de seus compressores serem conservados em local insalubre. Seja qual for a causa, é escandaloso, um Hospital ter quase 50% de óbitos, sobre uma quantidade de pacientes. O MP já está investigando e esperamos que essa situação seja revertida. A população tem que poder confiar nos seus hospitais públicos.

ESCÂNDALO

Cansados de tanta notícia de corrupção, eis que deparamos com um novo escândalo: o senador Demóstenes Torres, do DEM, que vinha posando como paladino da ética no Congresso, foi desmascarado pela imprensa, que vem publicando o resultado de investigações e de escutas telefônicas. Vê-se que ele é quase um sócio do contraventor Carlos Cachoeira e seu trabalho é facilitar negócios ilícitos que dependam de instituições públicas, ou de influência junto ao governo federal. É uma lástima não sabermos mais em quem confiar. Pode ser que este caso tenha o fim que o povo deseja, com a expulsão do senador do congresso e que se torne inelegível, além de um processo penal. Vamos aguardar os acontecimentos.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

DATA HISTÓRICA

O dia 16 de fevereiro de 2012 ficará marcado nos anais de nossa História, como o dia da maioridade política do Brasil. Nesse dia foi decidido em sessão plenária do STF, que a Lei da Ficha Limpa é constitucional e deve entrar em vigor imediatamente. O país estava em "suspense", à espera dessa votação que terminou sendo expressiva, de 7x4 votos. A chegada auspiciosa da Dra. Rosa Weber ao círculo de ministros do STF só nos trouxe alegrias, primeiro a confirmação dos poderes do CNJ e agora a liberação da Lei da Ficha Limpa para vigir desde a eleição minoritária deste ano. Essa lei ainda está muito imperfeita, mas já vai barrar a candidatura de elementos perniciosos à política brasileira. A teoria de que ela não deveria ter ação retroativa, é um contrassenso, já que ela trata da vida pregressa do candidato e não de seus atos atuais ou futuros. Para os políticos que não se pautaram pela ética, infelizmente a maioria, essa lei é um terrível castigo, mas para o povo, é a redenção.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

GREVE DE POLICIAIS

Este começo de fevereiro tornou-se marcante, devido a graves acontecimentos que envolveram a Polícia Militar. Nos primeiros dias, começou a greve no Estado da Bahia, que sem encontrar oposição coerente das autoridades, foi tomando um vulto de rebelião, obrigando o governador a pedir ajuda federal com o uso do exército nas ruas. O governador Wagner, de origem sindicalista, demorou a compreender que não podia deixar o povo à mercê de arruaceiros, com tintas de terroristas. Foi um caso nunca visto na Bahia. Pelo dia 10, quando os ânimos arrefeceram, devido a prisões dos líderes do movimento, a P.M. do Rio de Janeiro resolveu entrar em greve, em solidariedade aos baianos. Felizmente o governador Cabral, que preventivamente havia concedido vários dos pleitos da polícia do Rio, soube agir com pulso forte e mandou prender todos os líderes que atuavam na cidade do Rio, em Campos e em Volta Redonda. No restante do estado, o movimento quase não existiu. Foi água na fervura e tudo ficou controlado, sem a necessidade de usar a força do exército, que já estava de prontidão. A verdade é que autoridade é para ser exercida, se quiser ser respeitada.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

VIVA O CNJ

No dia três deste mes, houve enfim a sessão plenária do STF, sobre os poderes do CNJ. O povo brasileiro está de parabéns, foram restituidos os poderes constitucionais do CNJ, o órgão que foi criado para fiscalizar os tribunais do país e orientar nos procedimentos jurídicos. Embora por um placar muito apertado, de 6x5, o importante é que a nova integrante do júri, a Dra. Rosa Weber, garantiu a reintegração dos poderes do CNJ que estavam bloqueados por liminares, desde dezembro.
Embora ainda haja quesitos importantes em estudo, o mais importante já foi resolvido, os poderes de corregedoria do CNJ continuam em vigência.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DESABAMENTO

Há dois dias tivemos um desabamento de edifícios no centro do Rio. Um prédio de 20 andares ruiu como um castelo de cartas e caiu sobre um prédio de 10 andares e outro de 4 andares, que não suportaram o súbito aumento de peso. Até agora, a causa parece ser devida a obras irregulares. É inacreditável que tenhamos desabamentos, mesmo sem inundações ou terremotos. Como aconteceu à noite, o número de vítimas foi menor do que seria de esperar, até agora são cinco mortos e 21 desaparecidos. Sem dúvida houve omissão da Prefeitura, que não fiscalizou devidamente as obras que estavam sendo executadas no prédio mais alto. A nós, contribuintes, só resta rezar pelos mortos, lamentar os feridos e exigir das autoridades fiscalização permanente de toda e qualquer obra dentro da cidade, seja pública ou particular.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BOTOX

Vocês sabem do Botox, tão usado para apagar os estragos que a idade faz no rosto das pessoas? Acaba de sofrer enorme "up-grade". Está agora sendo usado em Neurologia, com excelentes resultados, melhorando a qualidade de vida de muita gente. Também tem tido ótimos resultados em casos de enxaqueca, incontinência urinária, torcicolo espasmódico e outros. Há 20 anos, a toxina botulínica começou a ser usada em Cosmética, revolucionando os tratamentos de rejuvenescimento que se apoiavam mais na cirurgia. Seus bons resultados levaram os pesquisadores a estudar outros usos, tendo como base, seus efeitos na placa mio-neural dos músculos. É uma grande notícia saber que a ANVISA liberou os novos usos desse belo medicamento e que o SUS já o fornece aos pacientes dos hospitais públicos.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PRÓTESES MAMÁRIAS

Está uma celeuma em torno do problema recém-descoberto, de que próteses mamárias de silicone importadas foram fraudadas. Ao serem analisadas próteses rompidas em um grande grupo de pacientes, foi verificado que em sua maioria vinham das empresas PIP, francesa e ROFIL, holandesa, e não continham silicone para uso humano e sim de uso industrial. Pacientes lesadas e os médicos que as operaram se reportaram às sociedades médicas e à ANVISA, que é o órgão controlador de material médico e afins.
Por ordem da presidente, o Ministério da Saúde e ANS determinaram que o SUS e os planos de saúde terão que extrair e substituir todas as próteses que estiverem em processo de ruptura. Mas a verdade é que a responsabilidade total recai nas duas empresas fabricantes que falsificaram o produto. A Importadora EMI poderia ser co-responsável, mas ela pode se defender com o laudo da ANVISA, que não verificou o material importado. Bastaria cortar uma prótese e examinar quimicamente o recheio,
uma coisa tão simples e barata e todo esse problema teria sido cortado na raiz.

UM NOVO TITANIC


Na noite de sexta-feira, 13, aconteceu um desastre. Um transatlântico de grande porte, o Costa Concórdia, em viagem de recreio, pela costa italiana ao longo da Toscana, parece ter se chocado contra um banco de areia, ou uma rocha. Perdeu o rumo e o controle das máquinas e adernou, sendo atirado pelo mar para perto da ilha de Giglio, onde virou de lado, começando a afundar. Eram mais de 4000 pessoas, entre passageiros e tripulantes. O pãnico e desespero das pessoas, na escuridão decorrente do apagão que se instalou desde o início, lembrou a alguns o caso do Titanic. Como estavam bem junto à terra, embora houvesse problema para usar os botes próprios, a Guarda-Costeira conseguiu organizar o resgate, mas já se fala de três mortos e 74 desaparecidos. Apesar da tecnologia avançada atual, vê-se que os acidentes sempre podem ocorrer. Na verdade, estar vivo é muito perigoso.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BOAS NOTÍCIAS

Mal começa o ano e já temos uma bela notícia: vamos ter uma mostra, ou melhor, uma retrospectiva do artista suíço Alberto Giacometti. São muitas obras de escultura, pintura, gravuras, desenhos e objetos artísticos. A principal delas, O homem que marcha, uma escultura em bronze, vendida há pouco tempo por pouco mais de 103 milhões de dólares, também virá. Giacometti se dedicava à natureza viva, sobretudo ao estudo da figura humana. Era mais conhecido como escultor, embora pintasse com grande inspiração. Participou do movimento surrealista, o que torna suas obras muito originais. A exposição no Brasil, começa a 24 de março, em S. Paulo e vem para o Rio, a partir de 17 de julho. Daqui vai para Buenos Aires e depois, é provável que vá a Bogotá. É uma grande mostra, são em torno de 281 peças que representam várias facetas de sua arte e as várias fases do artista.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ENCONTRO DE MOTOCICLISTAS

Estava conversando com Kike, integrante dos Falcões Raça Liberta, mas amigo dos Carpe Dien e ele me mostrou o programa da Eliana no SBT, com o encontro nacional do grupo de motociclistas Carpe Dien que tem sede em S. Paulo. Gostei de ver centenas de homens de bem, reunidos para curtir suas motos e suas famílias, num belo passeio a Paraty. Me impressionou a organização do evento.

AS SETE MARAVILHAS


Vocês se lembram das sete maravilhas do mundo antigo?
1) Muralhas e jardins suspensos da Babilônia
2) A estátua de Zeus, por Fídias, em Olímpia
3) O templo de Arthemis (ou Diana) em Éfeso
4) O colosso de Rodes
5) O mausoléu de Helicarnasso
6) O farol de Alexandria
7) As pirâmides de Gizé, no Egito
Agora temos as sete maravilhas do mundo moderno:
1) A grande muralha da China
2) A cidade de Petra, na Jordânia
3) A estátua do Cristo Redentor, no Brasil
4) As ruinas de Machu Pichu, no Peru
5) Chichén Itzá, no México
6) O Coliseu romano, na Itália
7) O Taj Mahal, na Índia
Temos a sorte de viver na cidade do Cristo Redentor, isso é que é sorte grande.

domingo, 8 de janeiro de 2012

INVASÃO AO NORTE?

Ao Norte do Brasil, no estado do Acre, estão chegando levas de imigrantes haitianos que estão preocupando as autoridades locais. Esse é um problema que decorre da nossa posição econômica em ascensão. O governo federal está usando paliativos e facilitando muito a absorção desse contingente de desvalidos, mas é necessário criar uma política de imigração. É necessário conter essa avalanche, antes que a população pobre, daqui mesmo, se revolte com o tratamento diferenciado oferecido aos estrangeiros. Sabemos que não é fácil o controle, já vimos isso acontecer nos USA. Parece que agora é a nossa vez.

LAZER

Com o uso das máquinas digitais, as pessoas têm menos tempo para ficar sem fazer nada, ou mesmo, como se dizia antes, "fazer castelos no ar". Parece tolice, mas é preciso tempo ocioso para que se crie uma música, um texto literário, um poema ou mesmo, um programa administrativo. Já existe um programa que bloqueia o computador por 8 horas, para obrigar o usuário a descansar. Há outros programas que congelam o computador de tanto em tanto tempo, para permitir um pequeno intervalo. Na Alemanha, a Volkswagen já permite que seus funcionários que possuem Blackberry corporativo, desliguem seus aparelhos 30 minutos depois do expediente e só voltem a atender chamadas, 30 minutos antes de retomar o trabalho, no dia seguinte. Isso lhes dá uma noite livre para relaxar. Há jovens que passam quase metade do dia ligados a celulares ou computadores, sem tempo para uma vida normal. O uso exagerado das máquinas pode acostumar nossos cérebros a não fazer cálculos, a não forçar a memória para lembrar o que deviam saber. É preciso tempo livre para voltar a criar, a ter novas idéias. Também a vida social torna-se pobre, com os contatos virtuais com os amigos. A amizade não prescinde do contacto físico. Temos que pensar nisso, como nos explica Dorrit Harazim em seu belo artigo de hoje.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SOPA

Essa sigla que significa Stop Online Piracy Act, um projeto de lei que vai ser discutido na Câmara americana, este ano, conforme já falei outro dia, já está dando "panos para mangas". O Google e o Facebook já estão protestando e ameaçam retirar sua páginas do ar. Vocês já imaginaram o "auê"? Vamos ficar órfãos. Realmente, o que vai acontecer, se for aprovado o projeto, é uma censura total de toda a Internet, talvez mais abrangente que a que é usada na China. Para nós é um problema, pois nossos provedores e servidores têm suas principais conexões com os americanos.
Vamos ver que bicho vai dar. A movimentação nos USA, contra o projeto, já está crescendo.

CONTOS MODERNOS

Agora que qualquer um chega aos cem anos ou perto, podemos ver uma nova "história da carochinha". Nos USA, uma senhora que está completando cem anos, foi reencontrada por uma filha que tinha sido entregue à adoção, quando ela tinha 17 anos e da qual nada sabia. A história é novelesca, pois a mãe havia sido estuprada e sua família não aceitou o produto de um crime. A criança teve sorte de ser adotada por gente boa, cresceu, constituiu família e enfim, aos 77 anos, adoeceu gravemente. Por motivos médicos, seu neto, em 2006, procurou descobrir parentes biológicos e descobriu que sua avó, de 94 anos, ainda era viva. Entraram em contacto, verificaram ser tudo verídico e este ano vão comemorar juntas, mãe e filha, o centenário da mãe. As histórias de fadas atuais, são muito diferentes das antigas, mas não deixam de nos encantar.

CHUVAS DE JANEIRO

Antes falávamos das "águas de março", mas nos últimos anos, temos visto os aguaceiros de janeiro provocarem desastres terríveis em várias partes do país. Este ano, Minas Gerais saiu à frente, com inundações seríssimas e já contabilizando oito mortos. O Noroeste do Rio também já está sendo inundado. A cidade de Friburgo, que ainda não tinha recuperado nem a terça parte do que tinha sido destruido no ano passado, já está sofrendo novos estragos. Quando comparamos com o Japão que sofreu com terremotos e tsunami, mas já tem sua recuperação quase completa, vemos como somos incapazes. Aliás, o problema não é tanto de incapacidade e sim de imoralidade, já que nossas autoridades serranas, reagiram ao desastre, aumentando a propina exigida a fornecedores e empresas envolvidas na recuperação. Os fundos federais enviados às prefeituras das cidades destruidas, foram rapidamente desviados e as populações locais foram deixadas "ao Deus dará". Como praticamente nada foi feito, as águas que chegam agora vão agravar a situação dos habitantes. Vamos ter que rezar muito para que a natureza nos poupe do pior.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

UM ANO SINGULAR

O ano que passou, 2011, vai ficar marcado na História Mundial. Aconteceu tudo aquilo que ninguém esperava, pelo menos não na intensidade apresentada. A crise econômica na Europa cresceu a um ponto explosivo, os terremotos no Japão, quase varreram o país do mapa e provocaram uma tragédia nuclear. O Norte da África, literalmente explodiu politicamente, levando à queda de ditadores considerados extremamente fortes. Todos esses acontecimentos repercutiram na economia já abalada dos USA e fez surgir a dúvida de que fossem capazes de honrar os títulos que começavam a vencer. A Europa, com o agravamento das dívidas de vários países associados, chegou a pensar que o Mercado Comum Europeu iria desaparecer. Aliás a situação européia continua em perigo. O Brasil, embora em melhor situação do que muitos, viu também suas bolsas caírem e sua exportação sofrer com a retração dos mercados externos. Felizmente esse ano já é passado e todos vão lutar por um ano mais benigno e estável.

SURPRESA?

Como dizia Nelson Rodrigues, aqui na nossa terra, é difícil reconhecerem o óbvio ululante. O CNJ acaba de declarar que apenas 19% dos presos trabalham, embora haja, pelo menos 2642 vagas de emprego, oferecidas. O problema reside na falta de qualificação dos detentos, ou seja, na baixa instrução escolar. O mercado de trabalho precisa de profissionais qualificados. Os presos, assim como o cidadão comum, todos precisam de uma educação pública eficiente, complementada nas escolas de orientação profissional. O governo vem focando seus esforços na educação superior, criando até o artifício das cotas raciais e sociais, porém sem melhorar a educação de base, que está cada vez mais deficiente. Esse é o pior gargalo pelo qual têm que passar nossos esforços para fazer progredir a indústria e melhorar o IDH. O CNJ está de mãos atadas, só pode lamentar não ser possível empregar os detentos que já estão em liberdade condicional, tornando possível a sua reabilitação.