sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DESABAMENTO

Há dois dias tivemos um desabamento de edifícios no centro do Rio. Um prédio de 20 andares ruiu como um castelo de cartas e caiu sobre um prédio de 10 andares e outro de 4 andares, que não suportaram o súbito aumento de peso. Até agora, a causa parece ser devida a obras irregulares. É inacreditável que tenhamos desabamentos, mesmo sem inundações ou terremotos. Como aconteceu à noite, o número de vítimas foi menor do que seria de esperar, até agora são cinco mortos e 21 desaparecidos. Sem dúvida houve omissão da Prefeitura, que não fiscalizou devidamente as obras que estavam sendo executadas no prédio mais alto. A nós, contribuintes, só resta rezar pelos mortos, lamentar os feridos e exigir das autoridades fiscalização permanente de toda e qualquer obra dentro da cidade, seja pública ou particular.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BOTOX

Vocês sabem do Botox, tão usado para apagar os estragos que a idade faz no rosto das pessoas? Acaba de sofrer enorme "up-grade". Está agora sendo usado em Neurologia, com excelentes resultados, melhorando a qualidade de vida de muita gente. Também tem tido ótimos resultados em casos de enxaqueca, incontinência urinária, torcicolo espasmódico e outros. Há 20 anos, a toxina botulínica começou a ser usada em Cosmética, revolucionando os tratamentos de rejuvenescimento que se apoiavam mais na cirurgia. Seus bons resultados levaram os pesquisadores a estudar outros usos, tendo como base, seus efeitos na placa mio-neural dos músculos. É uma grande notícia saber que a ANVISA liberou os novos usos desse belo medicamento e que o SUS já o fornece aos pacientes dos hospitais públicos.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PRÓTESES MAMÁRIAS

Está uma celeuma em torno do problema recém-descoberto, de que próteses mamárias de silicone importadas foram fraudadas. Ao serem analisadas próteses rompidas em um grande grupo de pacientes, foi verificado que em sua maioria vinham das empresas PIP, francesa e ROFIL, holandesa, e não continham silicone para uso humano e sim de uso industrial. Pacientes lesadas e os médicos que as operaram se reportaram às sociedades médicas e à ANVISA, que é o órgão controlador de material médico e afins.
Por ordem da presidente, o Ministério da Saúde e ANS determinaram que o SUS e os planos de saúde terão que extrair e substituir todas as próteses que estiverem em processo de ruptura. Mas a verdade é que a responsabilidade total recai nas duas empresas fabricantes que falsificaram o produto. A Importadora EMI poderia ser co-responsável, mas ela pode se defender com o laudo da ANVISA, que não verificou o material importado. Bastaria cortar uma prótese e examinar quimicamente o recheio,
uma coisa tão simples e barata e todo esse problema teria sido cortado na raiz.

UM NOVO TITANIC


Na noite de sexta-feira, 13, aconteceu um desastre. Um transatlântico de grande porte, o Costa Concórdia, em viagem de recreio, pela costa italiana ao longo da Toscana, parece ter se chocado contra um banco de areia, ou uma rocha. Perdeu o rumo e o controle das máquinas e adernou, sendo atirado pelo mar para perto da ilha de Giglio, onde virou de lado, começando a afundar. Eram mais de 4000 pessoas, entre passageiros e tripulantes. O pãnico e desespero das pessoas, na escuridão decorrente do apagão que se instalou desde o início, lembrou a alguns o caso do Titanic. Como estavam bem junto à terra, embora houvesse problema para usar os botes próprios, a Guarda-Costeira conseguiu organizar o resgate, mas já se fala de três mortos e 74 desaparecidos. Apesar da tecnologia avançada atual, vê-se que os acidentes sempre podem ocorrer. Na verdade, estar vivo é muito perigoso.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BOAS NOTÍCIAS

Mal começa o ano e já temos uma bela notícia: vamos ter uma mostra, ou melhor, uma retrospectiva do artista suíço Alberto Giacometti. São muitas obras de escultura, pintura, gravuras, desenhos e objetos artísticos. A principal delas, O homem que marcha, uma escultura em bronze, vendida há pouco tempo por pouco mais de 103 milhões de dólares, também virá. Giacometti se dedicava à natureza viva, sobretudo ao estudo da figura humana. Era mais conhecido como escultor, embora pintasse com grande inspiração. Participou do movimento surrealista, o que torna suas obras muito originais. A exposição no Brasil, começa a 24 de março, em S. Paulo e vem para o Rio, a partir de 17 de julho. Daqui vai para Buenos Aires e depois, é provável que vá a Bogotá. É uma grande mostra, são em torno de 281 peças que representam várias facetas de sua arte e as várias fases do artista.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ENCONTRO DE MOTOCICLISTAS

Estava conversando com Kike, integrante dos Falcões Raça Liberta, mas amigo dos Carpe Dien e ele me mostrou o programa da Eliana no SBT, com o encontro nacional do grupo de motociclistas Carpe Dien que tem sede em S. Paulo. Gostei de ver centenas de homens de bem, reunidos para curtir suas motos e suas famílias, num belo passeio a Paraty. Me impressionou a organização do evento.

AS SETE MARAVILHAS


Vocês se lembram das sete maravilhas do mundo antigo?
1) Muralhas e jardins suspensos da Babilônia
2) A estátua de Zeus, por Fídias, em Olímpia
3) O templo de Arthemis (ou Diana) em Éfeso
4) O colosso de Rodes
5) O mausoléu de Helicarnasso
6) O farol de Alexandria
7) As pirâmides de Gizé, no Egito
Agora temos as sete maravilhas do mundo moderno:
1) A grande muralha da China
2) A cidade de Petra, na Jordânia
3) A estátua do Cristo Redentor, no Brasil
4) As ruinas de Machu Pichu, no Peru
5) Chichén Itzá, no México
6) O Coliseu romano, na Itália
7) O Taj Mahal, na Índia
Temos a sorte de viver na cidade do Cristo Redentor, isso é que é sorte grande.

domingo, 8 de janeiro de 2012

INVASÃO AO NORTE?

Ao Norte do Brasil, no estado do Acre, estão chegando levas de imigrantes haitianos que estão preocupando as autoridades locais. Esse é um problema que decorre da nossa posição econômica em ascensão. O governo federal está usando paliativos e facilitando muito a absorção desse contingente de desvalidos, mas é necessário criar uma política de imigração. É necessário conter essa avalanche, antes que a população pobre, daqui mesmo, se revolte com o tratamento diferenciado oferecido aos estrangeiros. Sabemos que não é fácil o controle, já vimos isso acontecer nos USA. Parece que agora é a nossa vez.

LAZER

Com o uso das máquinas digitais, as pessoas têm menos tempo para ficar sem fazer nada, ou mesmo, como se dizia antes, "fazer castelos no ar". Parece tolice, mas é preciso tempo ocioso para que se crie uma música, um texto literário, um poema ou mesmo, um programa administrativo. Já existe um programa que bloqueia o computador por 8 horas, para obrigar o usuário a descansar. Há outros programas que congelam o computador de tanto em tanto tempo, para permitir um pequeno intervalo. Na Alemanha, a Volkswagen já permite que seus funcionários que possuem Blackberry corporativo, desliguem seus aparelhos 30 minutos depois do expediente e só voltem a atender chamadas, 30 minutos antes de retomar o trabalho, no dia seguinte. Isso lhes dá uma noite livre para relaxar. Há jovens que passam quase metade do dia ligados a celulares ou computadores, sem tempo para uma vida normal. O uso exagerado das máquinas pode acostumar nossos cérebros a não fazer cálculos, a não forçar a memória para lembrar o que deviam saber. É preciso tempo livre para voltar a criar, a ter novas idéias. Também a vida social torna-se pobre, com os contatos virtuais com os amigos. A amizade não prescinde do contacto físico. Temos que pensar nisso, como nos explica Dorrit Harazim em seu belo artigo de hoje.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SOPA

Essa sigla que significa Stop Online Piracy Act, um projeto de lei que vai ser discutido na Câmara americana, este ano, conforme já falei outro dia, já está dando "panos para mangas". O Google e o Facebook já estão protestando e ameaçam retirar sua páginas do ar. Vocês já imaginaram o "auê"? Vamos ficar órfãos. Realmente, o que vai acontecer, se for aprovado o projeto, é uma censura total de toda a Internet, talvez mais abrangente que a que é usada na China. Para nós é um problema, pois nossos provedores e servidores têm suas principais conexões com os americanos.
Vamos ver que bicho vai dar. A movimentação nos USA, contra o projeto, já está crescendo.

CONTOS MODERNOS

Agora que qualquer um chega aos cem anos ou perto, podemos ver uma nova "história da carochinha". Nos USA, uma senhora que está completando cem anos, foi reencontrada por uma filha que tinha sido entregue à adoção, quando ela tinha 17 anos e da qual nada sabia. A história é novelesca, pois a mãe havia sido estuprada e sua família não aceitou o produto de um crime. A criança teve sorte de ser adotada por gente boa, cresceu, constituiu família e enfim, aos 77 anos, adoeceu gravemente. Por motivos médicos, seu neto, em 2006, procurou descobrir parentes biológicos e descobriu que sua avó, de 94 anos, ainda era viva. Entraram em contacto, verificaram ser tudo verídico e este ano vão comemorar juntas, mãe e filha, o centenário da mãe. As histórias de fadas atuais, são muito diferentes das antigas, mas não deixam de nos encantar.

CHUVAS DE JANEIRO

Antes falávamos das "águas de março", mas nos últimos anos, temos visto os aguaceiros de janeiro provocarem desastres terríveis em várias partes do país. Este ano, Minas Gerais saiu à frente, com inundações seríssimas e já contabilizando oito mortos. O Noroeste do Rio também já está sendo inundado. A cidade de Friburgo, que ainda não tinha recuperado nem a terça parte do que tinha sido destruido no ano passado, já está sofrendo novos estragos. Quando comparamos com o Japão que sofreu com terremotos e tsunami, mas já tem sua recuperação quase completa, vemos como somos incapazes. Aliás, o problema não é tanto de incapacidade e sim de imoralidade, já que nossas autoridades serranas, reagiram ao desastre, aumentando a propina exigida a fornecedores e empresas envolvidas na recuperação. Os fundos federais enviados às prefeituras das cidades destruidas, foram rapidamente desviados e as populações locais foram deixadas "ao Deus dará". Como praticamente nada foi feito, as águas que chegam agora vão agravar a situação dos habitantes. Vamos ter que rezar muito para que a natureza nos poupe do pior.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

UM ANO SINGULAR

O ano que passou, 2011, vai ficar marcado na História Mundial. Aconteceu tudo aquilo que ninguém esperava, pelo menos não na intensidade apresentada. A crise econômica na Europa cresceu a um ponto explosivo, os terremotos no Japão, quase varreram o país do mapa e provocaram uma tragédia nuclear. O Norte da África, literalmente explodiu politicamente, levando à queda de ditadores considerados extremamente fortes. Todos esses acontecimentos repercutiram na economia já abalada dos USA e fez surgir a dúvida de que fossem capazes de honrar os títulos que começavam a vencer. A Europa, com o agravamento das dívidas de vários países associados, chegou a pensar que o Mercado Comum Europeu iria desaparecer. Aliás a situação européia continua em perigo. O Brasil, embora em melhor situação do que muitos, viu também suas bolsas caírem e sua exportação sofrer com a retração dos mercados externos. Felizmente esse ano já é passado e todos vão lutar por um ano mais benigno e estável.

SURPRESA?

Como dizia Nelson Rodrigues, aqui na nossa terra, é difícil reconhecerem o óbvio ululante. O CNJ acaba de declarar que apenas 19% dos presos trabalham, embora haja, pelo menos 2642 vagas de emprego, oferecidas. O problema reside na falta de qualificação dos detentos, ou seja, na baixa instrução escolar. O mercado de trabalho precisa de profissionais qualificados. Os presos, assim como o cidadão comum, todos precisam de uma educação pública eficiente, complementada nas escolas de orientação profissional. O governo vem focando seus esforços na educação superior, criando até o artifício das cotas raciais e sociais, porém sem melhorar a educação de base, que está cada vez mais deficiente. Esse é o pior gargalo pelo qual têm que passar nossos esforços para fazer progredir a indústria e melhorar o IDH. O CNJ está de mãos atadas, só pode lamentar não ser possível empregar os detentos que já estão em liberdade condicional, tornando possível a sua reabilitação.