domingo, 29 de novembro de 2009
NOVO PROJETO PARA O TCU
A proposta de um grupo de juristas, limitando a ação do Tribunal de Contas da União, que deixaria de ter ação preventiva, para só apontar os erros já cometidos, encontrou um antagonista. Para felicidade do país, o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Sr. Jorge Hage, colocou-se veementemente contra essas alterações. Segundo o ministro, deve-se aprofundar, e não eliminar o controle preventivo na fiscalização de obras e serviços públicos. O controle de resultados não terá sucesso em evitar as licitações fraudulentas, por exemplo, nem o sobrepreço. O ministro fez questão de dizer que o presidente está sendo mal informado e mal assessorado neste assunto. Vamos torcer para que suas palavras sensatas sejam bem interpretadas.
COPENHAGUE
Bem que se diz que o "bom exemplo frutifica". Foi só o Obama dizer que vai a Copenhague e pretende cortar as emissóes dos EUA, em pelo menos 17% e a China resolveu recuar de sua decisão anterior. Vai uma delegação da China que decidiu prometer cortar suas emissões em 40% a 45% nos próximos 11 anos. Agora sim, a reunião de Copenhague poderá apresentar resultados de valor.
PRÉ-SAL - A NOVELA CONTINUA
Enfim o governador Sérgio Cabral acordou, percebendo que estavam subtraindo o seu tesouro, bem debaixo do seu nariz. Quando os estados não produtores começaram sua campanha de aumentar os seus subsídios, o nosso governador já deveria ter percebido a força que teriam tantos estados juntos. Afinal, os estados produtores são só três, contra o resto do país. Agora ele resolveu revidar e Lula, que é espertíssimo, logo passou a dizer que é possível uma composição. Na verdade, aceitar a nova exigência dos não produtores de participar dos subsídios da parte dos poços já em operação, contraria toda a lógica dos contratos. Vamos esperar pelo próximo capítulo.
NOVO MENSALÃO
Só o que nos faltava era essa reedição do mensalão do PT, desta vez envolvendo o DEM, na pessoa do governador de Brasília, José Roberto Arruda. Os mais afoitos já falam até em "impeachment", impressionados com as fotos e os vídeos expostos na mídia. Não é possível que esses políticos não aprendam e passem a fazer suas campanhas com honestidade. Fica difícil saber em quem votar.
HONDURAS - DIA D
Hoje é o dia da eleição para presidente, em Honduras. De acordo com o comparecimento às urnas, o resultado será aceito, pelo menos pelos EUA. No dia 2 de dezembro o Congresso local decidirá sobre a restituição do cargo ao Sr. Manuel Zelaya. Até o momento, tudo leva a crer que será mais fácil os dois lados indicarem uma equipe de transição que governará o país até à posse do novo presidente eleito. Seja qual for o resultado, o Brasil ficará numa posição dúbia, já que fincou pé na restituição do cargo ao Zelaya. A partir de amanhã já se terá uma idéia, vamos esperar para ver.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
LULA, O FILME
Agora que algumas pessoas puderam ver o badaladíssimo filme sobre a vida do presidente, parece que a impressão dominante é que não há um herói e sim uma heroína, D. Lindu, a mãe de Lula. Há também um grande vilão que é justamente o pai dele. O que mais incomoda nesse filme, é o fato de estar sendo lançado por todo o Brasil, justamente às vésperas das eleições. Questionadas, muitas pessoas dizem que o filme não é tão dramático, porque relata uma situação bastante comum na camada mais pobre da população. Saem do cinema , em geral, empolgadas com a atuação da atriz Glória Pires, que logrou dar verossimilhança ao seu papel de D. Lindu. Vamos ver em janeiro, quando for liberado para os cinemas pagos, se ele terá caráter eleitoreiro ou não.
PARADOXO
Em dezembro, na mesma ocasião em que a delegação do Brasil estará em Copenhague, haverá aqui um leilão de energia para 2015, no qual devem ser vencedoras só usinas poluentes: três a carvão importado, três a carvão nacional e uma a gás natural liquefeito. È uma tremenda contradição entre a promessa de diminuir as emissões de CO2 e o que já está planejado. Isso ainda será mais estranho se o presidente Obama for mesmo a Copenhague, prometendo cortar 17% das emissões dos EUA. Sabemos que o Brasil está precisando expandir a sua geração de energia, porém isso também pode ser feito com outros tipos de energia, como a eólica e a fotovoltaica (solar). É bom lembrar que se pode usar termoelétrica, tendo como combustível biomassa (bagaço de cana), em lugar de combustíveis fósseis. O uso continuado de óleos derivados do petróleo e carvão, só pode aumentar cada vez mais a poluição de nossa atmosfera. Com essas notícias publicadas no mesmo momento em que estiver apresentando o nosso plano ecológico, a ministra Dilma ficará em uma tremenda "saia justa".
APAGÕES EM SÉRIE
Fica cada vez mais difícil entender o que está acontecendo com a Eletrobrás. Com o apagão do dia 10 ainda por esclarecer, estamos vendo uma sucessão de apagões menores em toda a região que foi prejudicada antes. Seria o caso de se pensar em sabotagem, mas pode ser apenas a consequência do grande apagão do dia 10, que certamente danificou os pequenos elementos que unem as partes maiores do sistema elétrico. A falta de manutenção é geralmente a grande causadora da fragilidade do sistema. Vamos ver se o governo acorda e se lembra de que este é um mau momento para apagões, já que as eleições estão marcadas para o próximo ano.
sábado, 21 de novembro de 2009
DECEPÇÃO
Nos últimos tempos dizíamos que só uma coisa funcionava no Brasil: o Supremo Tribunal Federal. Mas este acaba de enfrentar o seu "Waterloo", com o caso da extradição do italiano Cesare Battisti. Pois não é que o nosso egrégio tribunal votou pela extradição do italiano?! Sim! Mas deixou a sentença em suspenso, para ser confirmada ou não, pelo presidente da República. O que se vê é um Poder, o Judiciário, abdicando de suas prerrogativas, para se subordinar ao Poder Executivo.
Já se sabe de antemão que o presidente vai agir contra a lógica, ignorar tratados internacionais e se indispor com um governo amigo. É lamentável o que vem ocorrendo na nossa terra, onde a noção do direito está cada vez mais distorcida.
Já se sabe de antemão que o presidente vai agir contra a lógica, ignorar tratados internacionais e se indispor com um governo amigo. É lamentável o que vem ocorrendo na nossa terra, onde a noção do direito está cada vez mais distorcida.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
O CLIMA EM COPENHAGUE
É lastimável! Mas infelizmente os dois maiores poluidores da atmosfera, EUA e China, já declararam que não comparecerão à reunião de Copenhague. O Brasil, que também não fez direito seu "dever de casa", vai se apresentar com apenas uma estimativa de nossas emissões de CO2 atuais e vai prometer diminui-la numa taxa aleatória, mas razoável. De qualquer maneira, a simples presença do nosso país, mostra que temos boas intenções a respeito disso.
NO ESCURO
Até agora estamos no escuro quanto às causas do apagão do dia 10. Todo dia sai uma nova justificativa. Embora a tese de tempestade elétrica com vários raios atingindo um mesmo setor da linha de transmissão, seja crível, sem dúvida houve uma falha de manutenção. Ora, se a Eletrobrás vem utilizando metade da verba anual, desde o ano 2000, verba essa específica para geração e transmissão, chega-se facilmente à causa primária. Este ano, por ex., da verba anual de R$7,243 bilhões, só foram gastos até agora, R$2,773 bilhões. Também a fiscalização sofreu contingenciamento, pois a ANEEL de 2003 até 2008 só recebeu 45% do valor arrecadado para essa finalidade. Sem fiscalização, já sabemos que a manutenção do sistema será precária. Bem, agora que a porta já foi arrombada, vamos colocar uma de ferro. Espero que sejam feitos a partir deste momento, todos os reparos necessários, não só na estação de Itaberá, mas em todo o sistema. É necessário verificar também, por que não funcionou o sistema de "ilhamento" que poderia impedir o desligamento das usinas acessórias da região sudeste. A Oposição aproveitou um cochilo do Governo e agendou uma audiência no Senado, para que sejam ouvidos, o Ministro Edison Lobão e a Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Vamos ver se chegam a ser ouvidos e se conseguem falar "coisa com coisa".
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
O "BEBUM" E A PÍLULA
Não é possível!... Mas é verdade! Cientistas israelenses acabam de descobrir um medicamento capaz de fazer desaparecer os efeitos do álcool ingerido pouco antes. Vocês já pensaram no que vai aconteder? A farra vai ser generalizada. Embora se trate de uma variante da vitamina B6, a metadoxina, não podemos esquecer que esta não só age sobre o metabolismo do álcool, mas também tem um efeito direto sobre o sistema nervoso. Outro pormenor fundamental é saber o tempo de duração do seu efeito máximo. Acho que vocês já podem imaginar o fiasco: o sujeito sai de uma festa onde tomou todas, engole o remédio, pega o carro e vai para casa, mas antes de chegar lá, passa o efeito da pílula. E aí, Zé? Até agora os resultados têm sido favoráveis à droga, mas o seu efeito ainda é passageiro, pois é absorvida pelo organismo muito depressa. Como o filão é milionário, os cientistas vão continuar a tentar descobrir a solução para o problema de um festeiro se divertir doidamente e não pagar o preço.
DIREITOS NA INTERNET
No começo desta semana, em Buenos Aires, terminou uma assembléia da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Nela foram discutidos os ataques à liberdade de imprensa em vários países da América do Sul e também foi feito um debate sobre a proteção da propriedade intelectual de textos de diferentes jornais, na Internet. Vem acontecendo que os sites Google e Yahoo usam o conteúdo de várias empresas jornalísticas em suas páginas iniciais. Não é justo que aqueles sites não compartilhem com essas empresas os recursos advindos da publicidade divulgada junto às notícias. Esse é um tema importantíssimo para os jornais, visto que muitas empresas jornalísticas pelo mundo estão em dificuldades, com possiblidades de falir. Estou também interessada nisso, porque desejo, mais adiante, publicar contos e livros pela Internet e quero ter os meus direitos respeitados. Na verdade, não é possível que a Internet tenha zonas sem amparo legal e isso deve ser regulado agora, enquanto o volume de casos não se torna avassalador. Afinal de contas, esse veículo é extremamente rápido.
SALÁRIO DO SANTO
Vocês viram que coisa mais curiosa? No último fim de semana, num texto sobre o Brasil colônia, "Segredos da Colônia", no caderno "Prosa e Verso " do jornal O Globo, foi dito que Santo Antônio, em 1717, devido aos inúmeros serviços prestados ao povo, devia ser promovido. Até então, o santo recebia o equivalente a um soldado. Foi, por determinação real, elevado ao posto de tenente. Isso foi até 1754, quando foi contemplado com o novo cargo de "vereador perpétuo", com o salário correspondente. Qualquer um pensa que isso só podia acontecer nos tempos de antigamente, mas na verdade, só em 2008 foi removido do cargo, por pressão do Ministério Público. A verdade é que havia um nobre, porém desnecessário pretexto, pois o dinheiro ia para um convento em seu nome, que atendia 300 crianças carentes.
domingo, 8 de novembro de 2009
A NOVELA DO PRÉ-SAL
A esta altura, os governadores dos estados produtores de petróleo, estão "botando suas barbas de molho". O presidente, inicalmente disse uma coisa, mas na hora em que o Congresso já vai analisar o contrato, vê-se que o Governo quer outra, ou seja, ficar com a "parte do leão". Como sempre, Lula armou um conflito de interesses entre os estados produtores e não produtores, fazendo como os ingleses, que seguiam o lema "dividir para reinar". Ao mesmo tempo, esse assunto tão importante para o povo, serve de plataforma eleitoral para sua sucessora, pois não pode a Mídia deixar de publicar todos os fatos afins, o que significa publicidade grátis. A produção do Pré-Sal só aparecerá daqui a uns dez anos, mas os subsídios políticos são colhidos agora. Os ânimos estão excitados, a discussão é acirrada, mas o presidente conta com sua influência no Congresso. Vamos ver o próximo capítulo.
POMO DE DISCÓRDIA
A semana que passou foi muito animada pelo artigo do ex-presidente Fernando Henrique, criticando a orientação política do governo atual. A oposição "deitou e rolou", enquanto os aliados governistas reagiram como se lhes tivessem "tocado um nervo exposto". O artigo dizia que está se configurando um "subperonismo lulista" que pode levar a um regime autoritário no futuro próximo. O termo subperonismo vem do fato de o governo se apoiar em uma burocracia sindical e na força dos fundos de pensão. É notório o fato de o presidente Lula não ter muita tolerância às críticas e de se sentir perseguido pela Imprensa. Ao mesmo tempo que se queixa de ser tolhido em suas iniciativas, pelos órgãos de fiscalização do seu próprio governo. Nos últimos meses, os jornais já vinham se queixando da apatia da oposição, de modo que este artigo foi como uma rajada de vento para avivar o diálogo político. Os governistas se defenderam, acusando Fernando Henrique de estar invejoso da maxipopularidade de Lula. Já a oposição aponta para as brigas de Lula com a Imprensa e sua ingerência nos negócios privados, como o caso da OI e da Vale. Além disso, resolveu criar uma nova estatal, a Pré-Sal, para tirar da Petrobrás não só as decisões maiores, como aumentar a fatia de subsídios devida ao governo. A verdade é que o presidente Lula parece encaminhar o país na direção de um Estado populista e patrimonialista, em que o líder impõe sua vontade aos arrepios da lei e desprezo às críticas. Isso é o que faz o líder da Venezuela.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
FENÔMENO NA MÍDIA
Outro dia, lendo um encarte de jornal, o Megazine, encontrei uma entrevista com o Marcelo Tas. Já tinha visto algumas notícias com o seu nome, já que ele é o criador e diretor do CQC, programa de muito sucesso na rede Bandeirantes. Ele, embora fenômento atual, já tem uma boa estrada percorrida, nos 20 anos que vem trabalhando na TV. Na Internet é também muito conhecido, com mais de 420.000 seguidores no Twiter e um blog muito procurado. Neste momento, está apresentando seu livro humorístico recém impresso, "Nunca antes neste país", com isso completando a trilogia que compõe a Mídia: Imprensa, TV e Internet. Gostei muito de algumas definições suas, que corroboram as minhas impressões. Por ex.: perguntado sobre o papel da Informática, ele respondeu que sozinha a Internet não é nada. A Web não traz salvação ou destruição da educação, pois ela não é um ser humano dotado de superpoderes e nem tem vontade própria. É uma rede de gente. Adorei esta definição, porque isso explica tudo de bom e tudo o que é mau na Internet. Êle é essencialmente um humorista, além de grande crítico dos fenômenos sociais e se auto define como um cara do contra. Ou seja, ele não é nem de esquerda, nem de direita, nem do centro. Em outra época, seria talvez anarquista.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
LULA E O SÃO FRANCISCO
Lula foi fazer festa nas obras recém-iniciadas do rio São Francisco, fazendo a maior propaganda do PAC e nem prestou atenção à situação do rio. Na coluna da Míriam Leitão, me abasteci de muita informação a respeito do Velho Chico, que divido com vocês. Um coordenador ligado à Universidade de Lavras, Antonio Claudio Davide, resolveu fazer uma inspeção de helicóptero, percorrendo 1500km de extensão desse rio que atravessa cinco estados, e pôde constatar sua degradação. No Centro de Recuperação, entregou seus resultados e junto aos demais, foi feita uma avaliação do que será necessário para recuperá-lo. O entorno do rio está muito maltratado e perfaz uma área de 1 milhão de hectares. Em primeiro lugar, é preciso planejar o reflorestamento de pelo menos 700 mil hectares, que vão precisar do replantio de 27 milhões de mudas por ano. No entanto, o Ministério da Integração prevê 1,5 milhão de mudas e até agora só 200 mil estão sendo produzidas. O Centro de Recuperação de Áreas Degradadas, ligado à Universade de Lavras, gostaria de saber onde estão esses 1,5 milhão de mudas, que embora insuficientes, já seriam um grande passo à frente. A grande dificuldade é financeira, pois calcula-se um investimento de R$4,7 bilhões em 18 anos. Há também o problema da resistência dos produtores rurais da região, que preferem a agro-pecuária; falta de profissionais qualificados e também o fato das verbas serem liberadas de maneira irregular. Realmente, seria querer demais, esperar que o presidente se interessasse de fato pelo rio e procurasse saber tudo o que é necessário, além desses dois canais que êle foi inspecionar. Mas vamos torcer para que o Ministério da Integração queira deixar sua marca e insista em obter as verbas necessárias para a transformação dessa região em grande produtora agrícola.
domingo, 1 de novembro de 2009
MILAGRE NA FLORESTA
No dia 29, quinta-feira, aconteceu um verdadeiro milagre na Amazônia, bem ao norte, entre o Acre e o Amazonas. Houve um conjunto de circunstâncias favorecendo a salvação de nove das onze pessoas que se encontravam no pequeno monomotor da FAB. Em primeiro lugar, o sangue frio e a capacidade do piloto foram essenciais. Ele, logo depois de dar o sinal de emergência ao controle, passou a acalmar os passageiros, preparando-os para uma aterrissagem forçada. Só Deus sabe como ele conseguiu descer no meio da mata, sobre um pequeno igarapé do rio Ituí, sem se despedaçar, nem explodir. O avião pousou sobre a água e em 5 minutos, submergiu. Foi o tempo necessário para que os passageiros, ajudados pelo mecânico do avião, o suboficial da FAB Marcelo dos Santos Dias, conseguissem escapar da aeronave. Infelizmente houve um que talvez desmaiado, não chegou à porta. Também desapareceu o heróico Marcelo que resolveu sair por último e já sem forças, foi arrastado pela correnteza e pelo afundamento da aeronave. Os nove sobreviventes continuaram a contar com uma sorte excepcional, pois o avião ao cair, foi visto por índios que estavam caçando no local. Estes retornaram imediatamente à sua aldeia e, graças ao fato de serem aculturados, avisaram via rádio à FUNAI que repassou o aviso à FAB. No dia seguinte, um helicóptero da FAB conseguiu resgatá-los. Vejam só como isto parece um filme americano: Um avião pequeno, transportando técnicos de saúde, cai em plena selva e quase todos se salvam, graças a um grande piloto e a um herói. Além do mais, índios providencialmente por perto e capazes de operar um rádio. É demais! Só podemos dar graças a Deus pelos nove sobreviventes e chorar pelas duas pessoas desaparecidas.
Assinar:
Postagens (Atom)