sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PERIGO À VISTA???

A notícia de que o mega-especulador George Soros vendeu todas as ações da Petrobrás, que possuía, é uma advertência muito séria para o governo, sinalizando perda de valor de mercado de uma empresa que vinha crescendo a olhos vistos. Após a ditadura, depois que foi aberto o capital da Petrobrás, esta passou a crescer, aumentando a produção e incrementando a prospecção, até culminar com a descoberta das grandes jazidas do pré-sal. Infelizmente, o viés estatizante do governo atual levou à fundação de nova estatal para gerir em forma de monopólio, as novas jazidas, esquecendo que, devido ao fato de nossa poupança privada ser mínima, dependemos da poupança externa para financiar qualquer indústria de grande porte. Agora mesmo,o governo teve que transigir e adiar a capitalização da Petrobrás, que será o braço operacional da nova empresa. É uma pena, o governo atual preparar uma herança maldita para seus sucessores. É muito fácil desestabilizar uma empresa, difícil é torná-la competitiva e rentável.

domingo, 15 de agosto de 2010

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA

Decididamente, o Irã não consegue sair das manchetes mundiais. Agora só se fala da condenação à morte por apedrejamento, de uma mulher iraniana. Ela, apesar de viúva, é acusada de adultério e nesses casos, a pena de morte, de uso secular, é por apedrejamento, que é um meio bárbaro de executar um sentenciado. No caso, é difícil até mesmo verificar os fatos, pois o uso de confissão obtida por meio de tortura, torna todo o processo surreal. O nosso presidente, embora "condoído" com a situação da pobre viúva, está temeroso de insistir junto a seu "amigo", o presidente Ahmadinejad, no sentido de permitir que a ré venha se asilar no Brasil. Realmente o asilo aí não cabe bem, pois o crime não é político. Talvez fosse melhor que sua pena fosse modificada para prisão no seu próprio país. Este caso é sobretudo simbólico,pois galvanizou a opinião pública dos países onde os Direitos Humanos são levados a sério. Há um movimento de organismos internacionais no sentido de influenciar países onde a mulher tem uma situação subalterna ao homem, a rever suas leis, humanizando-as. É extremamente importante evitar que venham a ocorrer outros casos como este.

DIREITOS AUTORAIS

O governo anda costurando uma modificação polêmica da lei de Direitos Autorais. Essa história de o presidente do país poder "conceder licença não voluntária para tradução, reprodução, edição e exposição" em casos específicos, é uma negação da propriedade de um bem, no caso, um direito intelectual. Pergunto: de que vai viver o intelectual que busca sobreviver de seus textos, se qualquer um pode utilizar suas obras, sem o pagamento correspondente? Porque o interesse envolvido nessa disputa, é puramente comercial. Todos querem ler e utilizar textos dos outros, mas sem pagar o que valem. Do jeito que está sendo enfocado o problema, vou reconsiderar o meu desejo
de escrever, porque vou ter que fazer outro trabalho ao mesmo tempo, para poder pagar as minhas contas.

PROBLEMA DOS AEROPORTOS

Não dá para entender a orientação de nosso governo. Nossos aeroportos são geridos pelo governo federal que não quer saber de privatização e estão cada vez mais sucateados, com problemas não só nos setores de embarque e desembarque, como nas pistas de decolagem e aterrissagem. Enquanto isso, vemos uma Cia. como a Azul, que nos EUA se chama Jetblue, participando com um terço da verba que foi aplicada em novo terminal do Aeroporto Internacional JFK, com isso, contribuindo para que a obra ficasse pronta em menos de três anos. Dá um pouco de inveja, ver como os nossos vizinhos do norte, sabem gerir seus aeroportos.