segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PRAÇA X DITADOR

Vitória!!! Ao fim de 18 dias de ocupação da praça Tahrir, no Egito, Mubarak, o ditador, renunciou ao cargo e fugiu para uma praia ao sul de Golan. É alentador, ver que o povo unido, mesmo sem pegar em armas, pela força da persistência, consegue mudar uma situação intolerável. O ex-presidente Mubarak, sem o apoio dos USA, França, Inglaterra e outros mais, sentiu-se isolado e em perigo. O exército egípcio também sentiu que seria melhor ficar ao lado do povo e retirou seu apoio ao ditador. Resta agora saber se o povo vai enfim receber seu prêmio, a instalação de um governo democrático que possa fazer o país crescer econômica e politicamente. Todos os democratas do mundo se regozijam com esses acontecimentos.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MAIS UM BAFAFÁ...

Realmente, desde meados do ano passado, estamos convivendo com incríveis escândalos no meio político. Claro que todos envolvem grandes somas de dinheiro. Mas este caso de Furnas, chega a ser meio ridículo, pois comprar uma parte de uma Cia. 8 meses depois de desistir do negócio, pagando R$73 milhões a mais, acho que só acontece nesta terra sem lei. É evidente que um negócio desses deve ter tido um forte patrocinador, que segundo as más línguas, é o Dep. Fed. Eduardo Cunha, aquele que manda e desmanda em Furnas e adjacências. É triste ver o que acontece e o pior é saber que ele jamais será responsabilizado por isso, pois, por precaução, ele já está ameaçando gregos e troianos com denúncias bem escolhidas.

MINISTÉRIO NOVO

Temos novo chefe no ministério da Cultura, trata-se da ministra Ana de Hollanda. A vantagem visível é que se trata de pessoa do ramo. Entretanto, sua primeira medida, vem causando grande controvérsia no meio. Desde o final do ano passado que se fala em "modernização" da Lei dos Direitos Autorais e felizmente a ministra emite sinais de grande interesse e conhecimento do assunto. Neste últimos dias, surgiu uma certa inquietação, devido ao fato do MINC haver afastado o Creative Commons License, sem ter criado uma ou mais licenças próprias. Aliás, as licenças podem ser públicas ou privadas. O problema para os autores é sobretudo o licenciamento na rede digital, permitindo ou proibindo determinados usos dos textos difundidos. Estou acompanhando, encantada, o diálogo entre Caetano Veloso e Hermano Vianna, além de comentários de outros interessados. Este assunto é muito sério e deve ser não só acompanhado por músicos e autores literários, mas por todos os internautas.

DE NOVO!...

Começamos o ano com o mesmo ministro de Educação, e por isso mesmo, a primeira prova geral do ENEM foi um tremendo fiasco. Tudo o que podia dar errado, deu. O resultado foi a decepção de centenas de milhares de jovens que precisavam desse exame para alcançar vagas nas universidades do país. Como é usual nesta terra, houve muita grita, mas o ministro achou normal o acontecido, já que se tratava de milhões de candidatos. Ora, as eleições envolvem milhões de eleitores e tudo dá certo, a Receita não tem problemas com seus milhões de declarações, só o ministério da Educação se atrapalha. Para ajudar os pobres estudantes que foram prejudicados pelo ENEM, foi marcado o SISU, que conseguiu ser pior ainda. O governo pressionou a justiça, para que os estudantes injustiçados não tivessem possibilidade de defesa. É isso aí... Que começo infeliz...